Agora

Vacinação de grávidas será retomada na segunda

-

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (12) que retomará a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidad­es na próxima semana em São Paulo.

A vacinação desse grupo, que atinge cerca de 100 mil pessoas no estado, segundo o governo tucano, deveria ter começado nesta semana, mas foi suspensa após o Ministério da Saúde decidir interrompe­r temporaria­mente o uso da vacina Astrazenec­a/oxford em gestantes e puérperas no país após recomendaç­ão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na terça, o Ministério da

Saúde decidiu restringir a vacinação às mulheres com comorbidad­es e às vacinas Coronavac e Pfizer.

Por isso, a vacinação do grupo em São Paulo acontecerá a partir de segunda-feira (17), com doses das vacinas do Butantan e da Pfizer.

O primeiro grupo a ser suspenso foi o das gestantes, na terça. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde interrompe­u do das puérperas.

As grávidas em qualquer período gestaciona­l deverão também apresentar comprovant­e de acompanham­ento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Para ambos os casos, de acordo com o governo, é necessário comprovar a comorbidad­e apresentan­do documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). (Folha e FP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil