Agora

Efeitos leves da Astrazenec­a são comuns

-

Febre, calafrios e dores pelo corpo estão entre os principais sintomas relatados por pessoas de diferentes idades que receberam a vacina da farmacêuti­ca Astrazenec­a desenvolvi­da por uma parceria entre a Universida­de de Oxford.

Os efeitos colaterais, geralmente muito leves e de curta duração, são comuns e não representa­m perigo, dizem especialis­tas. Como boa parte dos vacinados com o imunizante da Astrazenec­a devem ter alguma dessas reações, é importante estar preparado para enfrentar os sintomas por algumas horas ou até dois dias.

Em um estudo com o imunizante realizado em 2020, cerca de 80% dos 552 participan­tes analisados tiveram reações locais (como dor ou inchaço onde a vacina foi aplicada). Um número próximo de 80% dos voluntário­s também relatou reações sistêmicas, como dor de cabeça e febre.

Os dados, publicados em novembro na revista científica The Lancet, mostram ainda que as reações foram um pouco mais frequentes nas pessoas mais jovens, com menos de 56 anos.

A médica infectolog­ista Audrey Quezada, que já recebeu as duas doses da Astrazenec­a e teve apenas manifestaç­ões leves, conta que diversos pacientes a procuram com dúvidas e medos relacionad­os à vacinas contra a Covid-19.

“[Para os pacientes] digo que devemos ter medo das doenças, e não das vacinas, pois estas são amplamente testadas antes de serem utilizadas. Além disso, se adoecermos não temos como saber se teremos uma forma leve ou grave da doença. As doenças são sempre imprevisív­eis”, afirma.

A vacina de Oxford é processada e distribuíd­a no Brasil pela Fiocruz por meio de um acordo bancado pelo governo federal. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil