Agora

Conflito entre Hamas e Israel cresce

-

Ataques deixaram ao menos 67 palestinos e 7 israelense­s mortos

O conflito entre Hamas e Israel se agravou nesta quarta (12), com relatos de confrontos nas ruas e novos bombardeio­s aéreos na Faixa de Gaza, de onde, nos últimos dois dias, o grupo islâmico lançou mais de mil foguetes contra cidades israelense­s, incluindo a capital econômica, Tel Aviv.

No total, ao menos 74 pessoas morreram desde segunda (10) —67 em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, e 7 em Israel, de acordo com israelense­s.

Entre as vítimas, há 17 crianças, sendo 16 palestinos e um garoto israelense de 5 anos que morreu nesta quarta (12) depois que a casa onde ele morava na região metropolit­ana de Tel Aviv foi atingida por um foguete lançado pelo Hamas.

A espiral de violência acendeu o alerta da comunidade internacio­nal, que tenta impedir que a nova fase do conflito leve a uma guerra aberta. Por isso, União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e China pediram nesta quarta-feira calma aos envolvidos e o fim dos ataques.

Não há, porém, um consenso de quais devem ser os próximos passos, principalm­ente porque alguns países —como EUA e Alemanha— são mais próximos dos israelense­s, enquanto outros —principalm­ente as nações de maioria muçulmana, como Paquistão e Turquia— se colocam do lado dos palestinos. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil