Agora

Após a estreia de No Limite, conheça outros programas com perrengue

Nova edição do reality de resistênci­a da Globo chega na esteira de sucessos como Largados e Pelados

- LAURA LEWER

O retorno do reality show de sobrevivên­cia No Limite após 11 anos de hiato na Globo causou alvoroço nas redes sociais e fez sorrir os órfãos do Big Brother Brasil, que se despediu do público na terça-feira da semana passada.

Inspirado no formato longevo do americano “Survivor”, o programa estreou há dois dias e promete matar as saudades dos perrengues sob o sol escaldante de uma praia deserta, dos desafios de resistênci­a física e das eliminaçõe­s feitas sob a luz de tochas, sem a interferên­cia de torcidas.

A cereja do bolo é um elenco inteiramen­te formado por ex-bbbs como Arcrebiano, da última edição, e Iris Stefanelli, do histórico BBB 7. Mas como viveram os ávidos fãs de programas de aventura até agora?

É certo que os canais pagos de TV guardam boa parte dessas produções, mas algumas também pipocam no streaming. Nesses serviços, é possível encontrar o clássico Largados e Pelados —e uma espécie de adaptação brasileira gravada em São Paulo, Se Sobreviver, Case!—, e as histórias de superação em cenários paradisíac­os de A Corrida Mais Difícil do Mundo: Ecochallen­ge Fiji.

Se o som de olhos de cabra estourando ao serem comidos soa como música para seus ouvidos e as cenas de competidor­es passando poucas e boas para completar desafios em lugares inóspitos melhoram o seu dia, a lista a seguir é para você. (Folha)

A CORRIDA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO: ECO-CHALLENGE FIJI Montanhas, selvas, rios e oceanos são palco da corrida que durou 11 dias, cobriu 671 quilômetro­s de Fiji e virou uma série que revive a produção Eco-challenge, que television­ou dez dessas expedições entre 1995 e 2002. Na competição, 66 equipes de 30 países gastam energia em modalidade­s como trekking, escalada e canoagem munidas apenas de uma bússola e um mapa —e emocionant­es histórias de superação são contadas no caminho.

2020. Direção: David Charles. No Amazon Prime Video. 12 anos

LARGADOS E PELADOS - A TRIBO Embora os episódios da famosa série de sobrevivên­cia não estejam disponívei­s no streaming, a dica é dar play na quinta temporada da produção derivada que parte do mesmo princípio da original. Nela, 12 participan­tes divididos em grupos e soltos sem roupas na selva tentam sobreviver sem comida ou água por 40 dias —o bônus é um elenco 100% composto por competidor­es de edições anteriores da série.

Estados Unidos, 2015. Direção: Tim Furlong, Connor Schmitt, Daniel Snyder. No Now e Vivo Play. 12 anos

SE SOBREVIVER, CASE! Nesta versão tupiniquim e romântica do já conhecido formato de Largados e Pelados, quatro casais são abandonado­s completame­nte nus —na primeira temporada, em uma reserva ambiental; na segunda, em uma praia de São Paulo. Depois de 20 dias de perrengues e desafios que incluem até uma troca de casais, as duplas devem decidir se irão se prosseguir ou não com o matrimônio.

Brasil, 2020. Direção: Rogério Farah. No Globoplay e Now. 14 anos

DESAFIO ALASCA Sem nenhum prêmio em jogo, três equipes de explorador­es desbravam áreas pouco acessadas do estado americano. Com suprimento­s básicos e sem equipament­os eletrônico­s, eles percorrem rios, ladeiras e muito gelo do inóspito Alasca.

Estados Unidos, 2013. Produção: Brian Catalina. No Now. 10 anos

VOCÊ RADICAL É o público que escolhe os passos do aventureir­o Bear Grylls nesta produção interativa da Netflix. Enquanto tenta completar missões em ambientes hostis, Grylls joga para o espectador decisões como fazer tirolesa ou rapel em um uma selva na América Central e comer cogumelos ou brotos em uma montanha nos Alpes Suíços —o apresentad­or sempre faz tudo, mas a graça é escolher a qual alternativ­a assistir. Estados Unidos, 2019. Direção: Ben Simms. Na Netflix. 10 anos

 ?? Reprodução/discovery ?? Casal em cena do programa Largados e Pelados, disponível no Now e na Vivo Play
Reprodução/discovery Casal em cena do programa Largados e Pelados, disponível no Now e na Vivo Play

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil