Agora

Procon-sp pede para ministro abrir dados de planos coletivos Comércio paulista abriu 21 mil vagas

-

Ainda na investida contra o aumento nos preços dos planos de saúde coletivos, o Procon-sp enviou a reclamação para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Procon informou a pasta que decidiu notificar as operadoras porque, segundo o órgão, o mercado ainda trabalha com “falsos planos coletivos”, em que uma pessoa física é induzida a criar um CNPJ para não fazer plano individual, ficando fora do alcance da regulação da ANS para os reajustes.

Para apurar o caso, o Procon pede que o ministério solicite à ANS as informaçõe­s que ajudariam a identifica­r os “falsos coletivos”.

Fernando Capez, diretor do Procon-sp, quer que a agência forneça a relação completa dos planos que são coletivos, porém, formados por um único usuário, para verificar com a Receita Federal se uma parte está com CNPJ inativo.

Segundo o comunicado enviado por Capez a Queiroga, a falsa coletiviza­ção dos planos teria a finalidade de se esquivar das regras aplicadas aos planos individuai­s.

A Abramge (associação de empresas do setor) já se manifestou sobre o caso e disse que se trata de questão antiga e superada por novas regras da ANS. (Folha)

O comércio de São Paulo abriu cerca de 21,4 mil vagas de trabalho formais em maio após dois meses de índice negativo, segundo levantamen­to da Fecomercio­sp. É o maior patamar registrado desde novembro de 2020.

Foram quase 17 mil novos empregos no varejo, com destaque para o setor supermerca­dista, responsáve­l por 2.500 vagas. O atacado abriu mais de 4.300 postos. Já no comércio e reparação de veículos, foram mil.

O saldo de serviços foi de 38 mil empregos formais, em sequência de cinco meses com números positivos.

Segundo a Fecomercio­sp, o avanço da vacinação e o funcioname­nto do comércio devem ampliar a geração de vagas formais nos próximos meses. (Folha)

Até 1.903,98 1.903,99 até 2.826,65 De 2.826,66 até 3.751,05 De 3.751,06 até 4.664,68 Acima de 4.664,68

Órgão afirma que o mercado restringe a oferta de planos de saúde individuai­s

Número referente a maio é o maior registrado desde novembro de 2020

R$ 1.100 20% R$ 220,00

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil