Agora

Aglomeraçõ­es se multiplica­m no país diante da variante delta

Reabertura de comércio e serviços preocupa em meio à capacidade de circulação da nova cepa

-

Índices melhores da pandemia de Covid-19 e o consequent­e afrouxamen­to de regras de circulação nas últimas semanas têm provocado aumento de aglomeraçõ­es de pessoas, acendendo alerta diante do aumento de casos registrado­s da variante delta do coronavíru­s pelo país, considerad­a mais transmissí­vel.

“Espera-se que a deterioraç­ão da situação epidemioló­gica continue em vários países europeus, consideran­do o rápido cresciment­o da variante delta”, aponta o relatório semanal do ECDC (Centro Europeu para o Controle e a Prevenção de Doenças, na sigla em inglês).

Segundo o documento, o avanço de casos tem ocorrido em grupos etários mais novos, de 15 e 24 anos.

Em Israel, a situação também preocupa. Com mais de 60% da população vacinada, o país viu as infecções crescerem e precisou reintroduz­ir medidas de proteção.

Os casos europeu e israelense servem de alerta às discussões e ações no Brasil. “Aqui muito provavelme­nte não vai ser diferente, agora que já temos transmissã­o comunitári­a [apontada em São Paulo, além de casos no Rio de Janeiro e em outros estados]”, afirma Ethel Maciel, epidemiolo­gista e professora da Ufes (Universida­de Federal do Espírito Santo). “É um momento muito delicado e precisamos agir com muita cautela”, diz.

No Brasil, até agora, somente pouco mais de 20% da população com mais de 18 anos está totalmente imunizada.

Segundo Maciel, devido a falhas no planejamen­to do combate à pandemia, é difícil ter noção real da expansão atual da cepa no país. “Fazermos pouca vigilância genômica e poucos testes”, afirma. “Até hoje não temos um programa de testagem. Tudo isso vai fazendo com que a nossa resposta seja muito atrasada. Estamos sempre atrás do que está acontecend­o.”

Por isso, diz, a reabertura dos espaços e atividades preocupa, consideran­do a possibilid­ade de cresciment­o nas internaçõe­s por outras motivos que não a Covid-19, como traumas em acidentes de trânsito. (Folha)

 ?? Ricardo Moraes - 10.jul.21/reuters ?? Torcedores se aglomeram na entrada do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, antes da final entre Brasil e Argentina pela Copa América
Ricardo Moraes - 10.jul.21/reuters Torcedores se aglomeram na entrada do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, antes da final entre Brasil e Argentina pela Copa América

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil