Agora

Avenida Paulista volta a lotar no primeiro dia de reabertura

Fechada aos domingos para ciclistas e pedestres devido à pandemia, via reabre como experiênci­a

- VICTORIA AZEVEDO

A avenida Paulista ficou lotada de pedestres e de ciclistas neste domingo (18), quando voltou a ser uma área de lazer, em caráter experiment­al, após ficar 16 meses fechada por causa da pandemia de Covid-19. A via só foi liberada aos carros, nesse período, para evitar aglomeraçõ­es.

Agora, a cidade passa a ter um gostinho do que será a vida pós-pandemia com a retomada do lazer na avenida na região, que ficou aberta das 8h às 12h.

A executiva de vendas Caroline de Oliveira Rivelles, 30 anos, diz que está “mais feliz do que receosa” em voltar a frequentar a avenida. “As pessoas estão mais consciente­s. E aqui é muito gostoso, temos liberdade. Minha filha pode andar e correr e eu não preciso me preocupar com carros”, afirma ela, que estava acompanhad­a do marido, o motoboy Ernande de Almeida Jesus,

30, e da filha Lorena, 2.

É a primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em março do ano passado, que a via é aberta exclusivam­ente para os ciclistas e pedestres.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento da vacinação na capital paulista. Segundo a Prefeitura de São Paulo, sob gestão Ricardo

Nunes (MDB), 70% da população elegível já foi vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19.

Antes da pandemia, a avenida ficava aberta para o lazer das 10h às 18h aos domingos e feriados.

Para o arquiteto Roberto Kodama, 61, que estava de bicicleta, é importante voltar a ocupar a cidade, com responsabi­lidade. “Esse evento teste vai depender muito mais da responsabi­lidade das pessoas que frequentam aqui. Tem muita gente sem máscara, achando que são mais velozes do que o vírus.”

A maioria das pessoas usava máscara, mas era menos frequente entre ciclistas e pessoas que corriam na ciclofaixa. Houve pequenos pontos de aglomeraçã­o de público, que assistia apresentaç­ões musicais, de dança ou de mágicos. A maior concentraç­ão de pessoas se deu no trecho entre o Masp e o prédio da Gazeta.

Apesar das internaçõe­s e mortes na cidade seguirem em queda, especialis­tas alertam para a necessidad­e de cuidados na retomada das atividades, já que há circulação de variantes mais agressivas no município.

A Paulista volta a ser liberada para lazer no próximo domingo, no mesmo horário, diz a prefeitura. (Folha)

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Pedestres e ciclistas na avenida Paulista fechada ao trânsito, ontem, próximo ao Masp, na Bela Vista (região central); a via, que estava fechada ao lazer há 16 meses, volta a abrir no próximo domingo
Zanone Fraissat/folhapress Pedestres e ciclistas na avenida Paulista fechada ao trânsito, ontem, próximo ao Masp, na Bela Vista (região central); a via, que estava fechada ao lazer há 16 meses, volta a abrir no próximo domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil