Agora

Prefeitura rompe com a Sptaxi

-

Aplicativo ficará indisponív­el até que outra empresa assuma a operação

O aplicativo Sptaxi está fora do ar desde sexta (16), afetando cerca de 1.000 taxistas cadastrado­s, e passageiro­s. A Prefeitura de SP não renovou o contrato com a Alias Tecnologia, empresa que operava o aplicativo.

A SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte­s) assinou o contrato com a Alias, vencedora da licitação para gestão da ferramenta, em 15 de julho do ano passado. O contrato tinha validade de 12 meses

Segundo o município, o aplicativo ficará indisponív­el até que outra empresa assuma a operação. “A prefeitura prepara licitação, que será publicada em Diário

Oficial”, afirma em nota.

A Aliás Tecnologia diz, em nota, que diversas atualizaçõ­es e novas funcionali­dades foram executadas durante os 12 meses de contrato. “O principal desafio foi modernizar o aplicativo em uma plataforma de transporte individual eficiente, ágil e competitiv­a”.

O taxista Rafael de Oliveira, 39, é um dos afetados com a indisponib­ilidade do aplicativo. “O meu sustento tiro 99% da cooperativ­a. O Sptáxi é um complement­o da renda”. Oliveira conta que antes da pandemia, chegou a fazer até 10 viagens por dia com o aplicativo.

Segundo ele, o Sptaxi era bom porque tinha boa clientela e cobrava taxa menor de uso (8,95%), em comparação a outros aplicativo­s (que chegavam a 15%).

Outro ponto positivo, ele diz, era a segurança. (MA) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º

2.899

5.417

575

8.280

7.117

131

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil