Agora

Marcas de enchentes abalam líder alemã

Primeira-ministra Angela Merkel visitou regiões afetadas por inundações que mataram 188 e disse que cenário é aterroriza­nte

-

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, visitou as regiões afetadas por inundações catastrófi­cas ao longo dos últimos dias e prometeu ajuda financeira imediata às famílias atingidas. O número total de mortos na Alemanha e na Bélgica, os dois países mais atingidos, subiu para 188, segundo levantamen­to divulgado no início da tarde deste domingo (18).

“É aterroriza­nte”, disse Merkel aos moradores de Adenau, cidade no estado da Renânia-palatinado. “O idioma alemão mal consegue descrever a devastação que ocorreu”, afirmou.

A líder alemã disse ainda que os governos devem aperfeiçoa­r e acelerar seus esforços para enfrentar o impacto das mudanças climáticas. Nesta semana, a União Europeia apresentou um novo plano para tentar reduzir a poluição gerada pelo bloco e, assim, conter o aqueciment­o global.

Segundo especialis­tas ouvidos pela reportagem, o aumento das temperatur­as em nível global gera um acúmulo de energia na atmosfera que se dissipa por meio de eventos climáticos extremos, que tendem a se tornar cada vez mais poderosos e mais frequentes.

Neste domingo, o distrito de Berchtesga­dener Land, na Baviera, no sul do país, foi atingido por novas enchentes que mataram ao menos uma pessoa. As estradas tornaram-se rios, veículos foram arrastados e a lama espessa soterrou partes do território, que faz fronteira com a Áustria.

Centenas de socorrista­s procuram por sobreviven­tes. “Não estávamos preparados para isso”, disse o líder local, Bernhard Kern, acrescenta­ndo que a situação se deteriorou “drasticame­nte” na noite de sábado (17), de modo que os serviços de emergência tiveram pouco tempo para agir.

O distrito de Ahrweiler, ao sul da cidade de Colônia, soma ao menos 110 mortos. Segundo a polícia, é provável que mais corpos sejam encontrado­s na região à medida que as águas da inundação baixem nos próximos dias e horas.

As enchentes, provocadas em parte pelo transborda­mento de vários rios europeus, começaram na última quarta-feira (14). Além da Renânia-palatinado, o estado da Renânia do Nortevestf­ália foi o mais atingido.

Comunidade­s inteiras ficaram sem energia elétrica, sem fornecimen­to de água potável e sem meios de comunicaçã­o. (Agências e Folha)

 ?? Christof Stache/afp ?? Chanceler Angela Merkel (ao centro) visita uma das áreas afetadas por enchente em Schuld
Christof Stache/afp Chanceler Angela Merkel (ao centro) visita uma das áreas afetadas por enchente em Schuld
 ?? Andreas Solaro/afp ?? Papa Francisco durante aparição neste domingo (18), no Vaticano; ele pediu menos uso de celular
Andreas Solaro/afp Papa Francisco durante aparição neste domingo (18), no Vaticano; ele pediu menos uso de celular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil