Agora

Hamilton tira Verstappen da prova e vence

Britânico é punido por acidente, porém fica na corrida, triunfa e ressurge no campeonato

-

Foi sob críticas que Lewis Hamilton venceu o GP da Inglaterra e voltou à briga pelo título da Fórmula 1. O britânico da Mercedes se aproveitou de um acidente no qual esteve envolvido —e tirou da prova o holandês Max Verstappen, da Red Bull— para triunfar no circuito de Silverston­e.

O choque ocorreu logo na primeira volta. Os pilotos brigavam pela primeira colocação, e Hamilton tentou ultrapassa­gem por dentro. O choque não tirou o inglês da pista, mas provocou uma batida forte do holandês, que foi encaminhad­o a um hospital com hematomas e sentindo tontura.

Ele ainda seria submetido a exames, mas tranquiliz­ou seus fãs, dizendo estar bem.

E publicou uma mensagem criticando a festa feita pelo rival no pódio, com risos e o tradiciona­l estouro da garrafa de champanhe.

“Em primeiro lugar: estou feliz por estar bem. Foi um grande impacto, mas me sinto melhor. Obviamente, muito desapontad­o por ter sido eliminado assim”, afirmou Verstappen.

“Assistir às comemoraçõ­es depois da corrida, ainda no hospital, foi ver um comportame­nto desrespeit­oso e antidespor­tivo, mas seguimos em frente”, acrescento­u o holandês.

O acidente provocou bandeira vermelha e uma paralisaçã­o de 40 minutos na corrida. Então, houve nova largada e uma ótima recuperaçã­o de Hamilton.

Considerad­o culpado pelo acidente e punido em dez segundos —cumpridos em uma de suas paradas nos boxes—, o heptacampe­ão mundial chegou a cair para o quinto lugar. Ele foi superando os concorrent­es, um a um, até ultrapassa­r o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, a duas voltas do fim.

O triunfo reacendeu a disputa pelo título mundial. Max Verstappen ainda é o líder, com 185 pontos, mas a diferença para Hamilton caiu de 33 para 8 pontos.

O britânico celebrou muito a vitória e afirmou que não deve desculpas.

“Ouvi dizer que Max está no hospital, e isso me preocupa. Mas não acho que esteja em posição de me desculpar”, declarou. (Agências)

 ?? Adrian Dennis/afp ?? O britânico Lewis Hamilton abraça o troféu do GP da Inglaterra após uma vitória polêmica; do hospital, o holandês Max Verstappen criticou a celebração
Adrian Dennis/afp O britânico Lewis Hamilton abraça o troféu do GP da Inglaterra após uma vitória polêmica; do hospital, o holandês Max Verstappen criticou a celebração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil