Agora

Negacionis­mo virou política de governo, diz relatório da CPI

Relator Renan Calheiros vai pedir indiciamen­to de mais de 60 pessoas e propor 17 projetos de lei

-

Após mais de cinco meses de trabalhos, a CPI da Covid chega à reta final com um relatório cujo cerne aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) adotou o negacionis­mo da pandemia não só como discurso retórico, mas como política pública de governo.

Em cinco volumes, a minuta do parecer do senador Renan Calheiros (MDBAL) que estava pronta nesta sexta-feira (15) pede o indiciamen­to de mais de 60 pessoas, entre elas filhos do presidente, ministros de Estado, integrante­s e ex-funcionári­os do Ministério da Saúde e empresário­s.

Além disso, Renan propõe 17 projetos de lei ou mudança na Constituiç­ão, que incluem definir crime para punir a disseminaç­ão de fake news, hoje inexistent­e na legislação brasileira.

A ideia do senador do MDB com os projetos é sugerir pena de prisão de ao menos dois anos para quem distribuir notícias sabidament­e falsas.

As propostas vão tramitar direto no plenário do Senado, sem precisar passar por comissões temáticas, o que agiliza o processo.

O relatório final completo deve ser divulgado na segunda-feira (18).

A leitura do texto será feita em sessão da CPI da Covid no dia seguinte, com a votação pelos membros na quarta-feira (20).

Segundo pessoas com acesso ao relatório, Renan detalhará as razões pelas quais acredita que Bolsonaro transformo­u seu negacionis­mo em política pública, com a ajuda de outros atores citados no parecer, como Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro.

Entre os elementos apontados no relatório estão declaraçõe­s de Bolsonaro contrárias ao uso de máscaras, distorções de dados sobre a eficácia da vacinação contra a Covid e a promoção do uso de remédios sem eficácia para a Covid, como a hidroxiclo­roquina.

O parecer vai apontar que Bolsonaro dava o tom do discurso e seus apoiadores replicavam as falas nas redes sociais, fazendo girar a rede de fake news. (Folha)

 ?? Alan Santos -13.out.2021/pr ?? Sem máscara, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriment­a pessoas em evento na cidade de Miracatu, no interior de São Paulo
Alan Santos -13.out.2021/pr Sem máscara, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriment­a pessoas em evento na cidade de Miracatu, no interior de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil