Agora

Aparência das unhas pode revelar problemas de saúde

Mudanças de cor, textura ou formato podem ser sinal de doenças como cirrose e diabetes

- GABRIELA BONIN

https://bityli.com/ahty4f

Além de protegerem as extremidad­es dos dedos, as unhas humanas também sinalizam problemas de saúde. Alterações em seu aspecto podem ser manifestaç­ões de doenças dermatológ­icas ou sistêmicas e, por isso, merecem atenção, segundo especialis­tas.

“As unhas são estuturas que estão em constante cresciment­o, o que demanda uma certa energia do organismo. Então, medicações, cirurgias, deficiênci­as de vitamina e certas doenças, que afetam o organismo como um todo, alteram também a formação das lâminas ungueais [unhas]”, explica Maria Gabriela Belerique, dermatolog­ista no Centro Médico do Hospital Santa Tereza.

Tais alterações dão dicas do que pode estar acontecend­o com nosso corpo, de acordo com a médica.

“A depender do tipo da mancha esbranquiç­ada, ela pode estar associada com micose de unha, cirrose, insuficiên­cia cardíaca, diabetes, doença renal crônica, pacientes em quimiotera­pia, entre outros”, complement­a a dermatolog­ista do Hospital Santa Catarina, Rafaella Caruso.

Unhas com cor verde, por sua vez, são sinal de infecção causada por uma bactéria chamada Pseudomona­s,

explica a médica do Santa Catarina.

Segundo Thais Yasuda, dermatolog­ista do Hospital Edmundo Vasconcelo­s, alterações na tireoide também se manifestam nas unhas. Sinais de hipertireo­idismo nas unhas incluem manchas escuras, descolamen­to (onicólise), embranquec­imento, cresciment­o rápido e coiloníqui­a (unhas em formato de colher).

“Além do hipertireo­idismo, a coiloníqui­a, essa unha em formato de colher, côncova, também é muito comum nas anemias ferropriva­s, ou seja, com deficiênci­a de ferro”, diz a dermatolog­ista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil