Agora

Saiba pedir o aumento na sua aposentado­ria ainda neste ano

Revisão é solicitada pelo Meu INSS; documento novo eleva renda, mas há limitação nos atrasados

- LUCIANA LAZARINI

Os aposentado­s do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começaram a receber o benefício há menos de dez anos podem fazer um pedido de revisão ainda neste ano para tentar um aumento em sua renda.

É preciso reunir documentos, fazer uma solicitaçã­o detalhada, ter segurança de que há mesmo direito ao aumento e o cuidado para não solicitar uma revisão que não é aceita pelo INSS e pela Justiça.

A ajuda de um advogado previdenci­ário costuma ser importante para analisar o histórico trabalhist­a, além de verbas e períodos que foram incluídos no cálculo da primeira aposentado­ria.

A fila do INSS tem 119.520 requerimen­tos de revisão de aposentado­rias pendentes de análise ou conclusão, informou o órgão. Esse total inclui benefícios por idade, por tempo de contribuiç­ão, especial, do professor e por invalidez. Segundo o INSS, entre os pedidos mais comuns estão os para reconhecer vínculo, tempo especial e alterar valores.

O prazo para pedir uma revisão do cálculo é de dez anos, a contar do primeiro dia do mês seguinte ao do recebiment­o da primeira aposentado­ria ou, se for o caso, do dia em que tomar conhecimen­to da decisão que indeferiu o pedido de forma definitiva no âmbito administra­tivo, diz o INSS.

Se houver apresentaç­ão de documentos novos, que não foram fornecidos no requerimen­to da aposentado­ria, os atrasados são calculados a partir do pedido da revisão. Não serão pagas as diferenças de até cinco anos antes do pedido.

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, do escritório Roberto de Carvalho Santos Advogados Associados, no PA (Processo Administra­tivo), é possível analisar se o trabalhado­r deixou de apresentar um documento ou se havia um documento incompleto, mas o INSS não apresentou carta de exigência, o que pode ampliar os atrasados.

“Se apresentou o PPP com algum tipo de problema e o servidor não emitiu uma carta de exigência, por exemplo, nesse caso, posso apresentar a revisão e ainda pedir os atrasados”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil