Agora

Fruta fresquinha

-

Comprar frutas e não as deixar estragar é um desafio para quem mora sozinho. Você faz o cálculo no olhômetro quando vai à quitanda ou à feira, mas aí a realidade trata de atrapalhar os planos: compromiss­os inesperado­s, preguiça e até aquele ponto cego no fundo da geladeira levam a fruta ao esquecimen­to —e à consequent­e podridão.

Sorte que muitas frutas são amigas do consumidor solo: banana, maçã, pera, laranja, goiaba, maracujá, mexerica. Outras só vêm em formato XXG: abacaxi, mamão formosa, melancia. Caramba, quem come uma melancia sozinho? Você acaba sendo aquela pessoa que compra as fatias de abacaxi embaladas a vácuo.

Há ainda as frutas que são vendidas quase que exclusivam­ente pela caixa (no mercado; o papo é outro na feira livre). Uva. Caqui. E jabuticaba.

Jabuticaba é uma delícia e só aparece numa época muito curta (é agora!). Meu filho é absolutame­nte fanático. Quando ele veio passar o feriado comigo, resolvi comprar um pouco. Um pouco? Só tinha caixa de um quilo.

Um quilo de jabuticaba é uma enormidade. Mesmo com nós dois comendo, ainda sobrou metade. Pelo cheiro, dava para sentir que começava a fermentar.

Como evitar que a jabuticaba estragasse? Usando a sabedoria das avós: cozinhá-las para concentrar açúcar e desidratar. Menos água, mais longa a conservaçã­o.

Não sou do fã-clube da geleia, então preparei uma redução que pode ser usada no preparo de molhos para carnes com bastante gordura —par perfeito para a acidez da jabuticaba. Aqui, usei o molho sobre uma bisteca de porco. Você pode escolher outros cortes, como o lombo ou a copalombo. Fica ótimo também com carne de pato.

Como a redução não leva açúcar nem sal, ela pode ser usada tanto em doces (bolo, torta, sorvete) quanto em salgados (com queijos, no risoto). O mosto de jabuticaba ainda pode ser diluído em água e bebido como refresco. Eu ouvi alguém dizer coquetel?

Na geladeira, o concentrad­o de jabuticaba dura duas semanas, fácil. Meio quilo de fruta rende cerca de 150 mililitros. Multipliqu­e a receita a gosto.

Detalhe importante: durante o preparo e na hora de comer, tome cuidado com suas roupas. O roxo intenso da jabuticaba é uma beleza para manchar tecidos.

Molho de jabuticaba vai bem com carne de porco e ajuda a evitar desperdíci­o; confira o passo a passo

Jabuticaba é uma delícia e só aparece nos mercados e

feiras durante um curto período de tempo: é agora!

 ?? Marcos Nogueira/folhapress ?? Saborosa bisteca ao molho de jabuticaba
Marcos Nogueira/folhapress Saborosa bisteca ao molho de jabuticaba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil