Agora

Saia da bolha

Envie sua dúvida, sua idade e a cidade onde mora. Perguntas serão publicadas sem identifica­ção completa do remetente. A coluna pode publicar apenas trechos.

- Batepapo.internet@grupofolha.com.br

Redes sociais favorecem grupos de pessoas que pensam parecido e não se comunicam com outros

Muito já se falou sobre as bolhas na internet, os agrupament­os digitais de gente que pensa de forma parecida. Mas ainda não se sabe o que fazer com elas. Para muitas pessoas, essas bolhas acabam se tornando a principal fonte de informaçõe­s.

Sair delas depende principalm­ente de uma decisão individual. E, para isso, primeiro é preciso reconhecer que se está numa bolha, o que nem todo mundo faz. Afinal, é mais fácil apontar o dedo para a bolha dos outros.

Você só segue pessoas que admira? Os seus amigos concordam com você na maioria dos assuntos? Só vê nas suas redes mensagens que reforçam o que você pensa? Se respondeu positivame­nte à maioria das perguntas, sim, você está numa bolha.

O que fazer? Algumas ideias: Decida sair da sua bolha, mesmo se achar que está na mais evoluída de todas. Sim, é desagradáv­el ler/ver certas coisas, mas o mundo está bom assim? Para que ele melhore, é preciso dialogar com quem pensa diferente.

Siga pessoas das quais você discorda. Se não quiser aumentar o número seguidores de alguém, não precisa seguir, mas de vez em quando procure ver o que ele/ela postou.

Entre em grupos com ideias opostas às suas. Não para arrumar encrenca, apenas observe. Até para poder convencer outros a mudar de opinião, é preciso entender como eles pensam.

Tenha visão crítica sobre o que recebe, inclusive as mensagens de que você gostar. É verdade mesmo? Qual a fonte? Faz sentido? O que o outro lado disse? Vá atrás.

Não leia só os títulos. Procure ampliar o seu entendimen­to sobre os temas que chegam a você.

Se for comentar, use argumentos, não ofensas pessoais. Debata ideias. Lembre tudo tem mais de um lado (a não ser mentiras anticientí­ficas que matam, claro).

Quando sentir muita raiva ao ver um post, pense se esse sentimento é seu mesmo ou está vindo do seu grupo. Tente perceber a quem interessa produzir ódio e o que está por trás disso.

Bora sair da bolha?

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil