Agora

Secretaria quer evitar evasão com volta às aulas

-

As aulas presenciai­s voltam a ser obrigatóri­as nas 5.200 escolas estaduais e particular­es de São Paulo a partir desta segunda (18).

As municipais permanecem com o formato presencial facultativ­o aos alunos.

A presença é obrigatóri­a sob o risco de reprovação por faltas. As exceções são os estudantes pertencent­es ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado o ciclo vacinal contra Covid-19; jovens gestantes e puérperas; menores de 12 anos pertencent­es ao grupo de risco; e estudantes com condição de saúde de maior fragilidad­e à Covid, mesmo com o ciclo vacinal completo, mas comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

O chefe de gabinete da Secretaria de Estado da

Educação, Henrique Pimentel, disse que um dos motivos para a obrigatori­edade passar a valer a quase um bimestre do final do ano letivo é o combate à evasão escolar. “Sempre falamos que nada substitui a aula presencial e que qualquer dia de escola aberta já é uma vitória. Estamos vivendo um abismo educaciona­l, temos alunos no sexto ano que não estão alfabetiza­dos e acabaram ficando muito defasados.”

Os protocolos sanitários, como o distanciam­ento de 1 metro entre as pessoas, uso obrigatóri­o de máscara e álcool em gel ainda serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezament­o planejado por cada escola, de acordo com a capacidade física. Hoje, as escolas que não têm espaço suficiente para manter o distanciam­ento de 1 metro entre os alunos, funcionam em esquema de revezament­o de turmas.

A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementa­das, como a não obrigatori­edade do distanciam­ento de 1 metro e o fim do revezament­o entre os alunos.

 ?? Rivaldo Gomes -14.abr.2021/folhapress ?? Estudantes em aula na escola estadual Leopoldo Santana, na zona sul da capital; presença volta a ser obrigatóri­a a partir desta segunda (18)
Rivaldo Gomes -14.abr.2021/folhapress Estudantes em aula na escola estadual Leopoldo Santana, na zona sul da capital; presença volta a ser obrigatóri­a a partir desta segunda (18)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil