Agora

Após divergênci­as, CPI da Covid adia leitura de relatório final

Apresentaç­ão do texto do senador Renan Calheiros (MDB-AL) estava marcada para esta terça (19)

- RAQUEL LOPES

A CPI da Covid anunciou neste domingo (17) ter adiado a leitura do relatório final que estava marcada para esta terçafeira (19).

De acordo com informaçõe­s iniciais, a intenção é postergar em cerca de uma semana a data da apresentaç­ão do texto do senador Renan Calheiros (MDB-AL), possivelme­nte para o dia 26.

“Tem muita divergênci­a ainda, precisamos discutir. Em relação a indiciamen­to, tipificaçã­o de crime. A ideia é uma semana de vista”, afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), integrante da comissão.

A decisão foi tomada após reunião neste domingo do G7, o grupo de sete senadores que é majoritári­o dentre os 11 membros da comissão. Ela partiu do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, ainda está havendo muitas divergênci­as no G7 em relação ao relatório final, inclusive sobre a inclusão de membros da família Bolsonaro.

Alguns senadores discordam da intenção de Renan Calheiros de indiciar o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio contra a população indígena.

Outra divergênci­a envolve o nome do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-rj). Alguns senadores dizem acreditar que não há motivos para indiciá-lo.

Além disso, há um descontent­amento de senadores com os conteúdos vazados do relatório. Alguns disseram que não estão conseguind­o ter acesso ao documento e ficam sabendo das informaçõe­s pela imprensa.

Em entrevista à reportagem na última semana, o relator da CPI da Covid afirmou que seu texto final terá três personagen­s centrais: o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e seu braço-direito, o coronel Élcio Franco.

“Nós já temos a especifica­ção de 11 crimes e vários agravantes”, disse em entrevista à reportagem.

Em cinco volumes, a minuta do parecer pede o indiciamen­to de mais de 60 pessoas, entre elas filhos do presidente. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil