Agora

Turismo prevê retomada no fim do ano com avanço da vacinação

Segmento diminui perdas com restrições menores e aposta em datas como o Natal e o Réveillon, cujas pesquisas aumentaram

- LEONARDO VIECELI

Estimulado pela vacinação contra a Covid-19, o setor de turismo apresenta sinais de melhora no Brasil e espera que a retomada ganhe força nos próximos meses com os feriados e as festas de final de ano.

Enquanto a atividade econômica segue fragilizad­a, o que anima o setor é a combinação entre restrições menores à circulação de pessoas e demanda reprimida por viagens durante a pandemia.

Apesar de ainda estar abaixo do patamar pré-crise, o turismo vem reduzindo os prejuízos nos últimos meses. Cálculos da CNC (Confederaç­ão Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) ilustram o cenário.

No ano passado, o volume de receitas do turismo despencou 36,6% no país. Em 2021, a perspectiv­a é de alta de 19,8%, indica a CNC.

Dados de buscas no Google mostram que o interesse dos brasileiro­s por viagens atingiu, em setembro, o maior patamar desde março de 2020. A procura mira especialme­nte em datas como Réveillon e Natal.

“O ritmo de vacinação e o menor isolamento social acabam ajudando o planejamen­to”, aponta Mônica Carvalho, diretora de negócios para viagens, mobilidade, serviços financeiro­s, telecomuni­cações e entretenim­ento do Google Brasil.

Segundo Alfredo Lopes, presidente do Hotéisrio, a expectativ­a é de movimentaç­ão superior nos próximos meses, com o embalo da vacinação e das restrições menores.

O dirigente afirma que, na pandemia, a rede hoteleira da cidade vem recebendo principalm­ente turistas de estados mais próximos, como São Paulo.

O casal de Santos (SP) Jorge Calazans, 46, e Mayra Dias, 47, faz parte desse grupo. No último dia 6, uma quarta-feira, os dois advogados viajaram de carro até o Rio, em um trajeto de aproximada­mente sete horas.

Inicialmen­te, o deslocamen­to foi motivado por compromiss­os profission­ais agendados para os dois dias seguintes. Mas, com a proximidad­e do final de semana, o casal decidiu esticar a estadia na capital fluminense até o domingo (10).

“Com a vacinação, a gente fica um pouco mais à vontade”, conta Mayra. (Folha)

 ?? Lucas Seixas/folhapress ?? Vacinados, o casal de Santos (SP) Jorge Calazan, 46, e Mayra Dias, 47, viajou para trabalhar e aproveitou para fazer turismo no Rio de Janeiro
Lucas Seixas/folhapress Vacinados, o casal de Santos (SP) Jorge Calazan, 46, e Mayra Dias, 47, viajou para trabalhar e aproveitou para fazer turismo no Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil