Agora

Bruna Valim é a 1ª miss negra de Santa Catarina

Modelo de 27 anos conta trajetória desde a infância, quando sofria com comentário­s maldosos sobre seu corpo e cabelo, até representa­r o estado no Miss Universo Brasil

- LEONARDO VOLPATO

A modelo Bruna Valim, 27 anos, se tornou a primeira miss negra a vencer o concurso de beleza de Santa Catarina que dá vaga ao Miss Universo Brasil. Feliz com o resultado divulgado no último domingo (10), a moça nascida no Pará e que passou a vida toda em Otacílio Costa (SC) afirma que agora deseja inspirar pessoas.

“Meninas já estão me mandando mensagens como se eu estivesse abrindo portas. Acredito que desde 2019 comecei a me destacar, gostar mais de mim e me ver representa­da na moda. E hoje posso servir de inspiração nessa representa­tividade. Estou sentindo essa responsabi­lidade”, afirma.

Criado em 1955, o Miss Santa Catarina nunca havia tido uma negra como miss. Esse histórico passava pela cabeça de Bruna, mas ela conta que preferiu não pensar muito nisso e confiar na avaliação dos jurados.

“Por mais que a gente se prepare, sempre acha que falta algo. Eu tinha me preparado e era hora de mostrar porque merecia. Por ser negra, tinha algum receio de que isso viesse a acontecer [não vencer pela cor da pele no estado], mas sempre fomos tratadas igualmente. Estou onde mereço.”

A repercussã­o da vitória, segundo ela, tem sido maravilhos­a, e diversos veículos da imprensa nacional têm procurado a modelo para entrevista­s. Ela, que na época de colégio não gostava do corpo e cabelo e sofria com comentário­s maldosos, afirma que é preciso acreditar mais no próprio potencial.

“Inseguranç­as são normais, há altos e baixos. Mas agora minha jornada de autoconhec­imento está nem um nível muito legal, estou feliz por me sentir bem nos lugares que ocupo”, diz. “Hoje vivo em um ambiente acolhedor e de pessoas que creem em mim. Tinha me decepciona­do em ver uma sociedade que não olha para a frente e só analisa cor de pele, mas tenho esperanças.”

A expectativ­a agora é participar do Miss Universo Brasil, que será realizado no início de novembro. Se vencer, o desafio seguinte será o Miss Universo, concurso de beleza mundial. “Já estou na preparação e me sinto honrada de estar em um time de mulheres com projetos sociais. Não só eu, mas todas ali estão quebrando algum preconceit­o e se superando. Toda beleza é possível, vamos celebrar a diversidad­e.”

 ?? Divulgação ?? Vitoriosa no concurso de Miss Santa Catarina, Bruna Valim agora deve competir na fase nacional do Miss Universo, em novembro
Divulgação Vitoriosa no concurso de Miss Santa Catarina, Bruna Valim agora deve competir na fase nacional do Miss Universo, em novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil