Agora

Cai para 21 dias o intervalo da segunda dose da Pfizer em SP

De acordo com governo estadual, nova medida vai conseguir beneficiar dois milhões de pessoas

-

O governador João Doria (PSDB) antecipou o intervalo para a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para 21 dias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18).

Doria afirma que a nova medida vai beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais e possibilit­ar que elas completem o esquema vacinal.

A nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) poderá ser realizada a partir desta terça (19) pelos 645 municípios. Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde informou que adotará a medida a partir de quinta (21).

Para adolescent­es, a vacinação segue com intervalo de oito semanas e, de acordo com informaçõe­s do estado de São Paulo, a antecipaçã­o para este público será adotada mediante a disponibil­ização de mais doses da Pfizer pelo Ministério da Saúde.

O imunizante da Pfizer é o único liberado até agora para a vacinação de adolescent­es, população-alvo para receber a primeira dose neste momento no estado.

De acordo com informaçõe­s do governo, já foram aplicadas mais de 68,4 milhões de doses de vacinas em São Paulo, o que representa 63,98% da população total do estado com o esquema vacinal completo —em relação à população adulta são 83,36% com as duas doses ou dose única.

Esta é a segunda vez que o estado reduz o intervalo entre as vacinas da Pfizer. No início, o tempo de espera entre a primeira e a segunda dose era de 12 semanas. No final de setembro, porém, o governo antecipou a aplicação da segunda dose para oito semanas.

Em agosto e setembro, foram distribuíd­as 60 milhões de doses da Pfizer, o imunizante foi o mais distribuíd­o aos estados e represento­u 51% das doses no país durante este período. Durante os dois meses, foram distribuíd­as 22 milhões de doses da Fiocruz/ Astrazenec­a, 36 milhões do Instituto Butantan/sinovac e 100 mil da Janssen. (Folha)

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? Dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 teve o intervalo antecipado de oito semanas para 21 dias; medida vai beneficiar dois milhões de pessoas
Ronny Santos/folhapress Dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 teve o intervalo antecipado de oito semanas para 21 dias; medida vai beneficiar dois milhões de pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil