Agora

NBA completa 75 anos e retoma temporada após baque com Covid

Liga passou por ‘bolha’ e comemora aniversári­o perto da normalidad­e

- DANIEL E. DE CASTRO

Depois de uma temporada encerrada na “bolha” da Disney e outra em que as restrições sanitárias foram afrouxadas conforme o avanço da vacinação nos EUA, a NBA inicia o seu torneio de 2021/22, nesta terça (19), em condições mais próximas da normalidad­e.

Aspectos relacionad­os à pandemia da Covid-19 ainda fazem parte das preocupaçõ­es da liga de basquete, e uma minoria de jogadores que se recusaram a tomar a vacina deu o que falar nas últimas semanas.

A estimativa mais recente é que pelo menos 95% dos atletas estejam imunizados. Apesar de a NBA não ter tornado obrigatóri­a —apenas a incentivou— a vacinação dos atletas, as cidades de Nova York (dos Knicks e dos Nets) e San Francisco (dos Warriors) não permitem que pessoas sem essa proteção frequentem as arenas esportivas.

De qualquer forma, poder contar com torcedores nos ginásios desde o início e retomar o calendário normal de 82 jogos por equipe na temporada regular representa um alívio para os cofres e o moral da NBA no ano em que comemora seu 75º aniversári­o.

Dois jogos com a presença de favoritos ao título abrirão os trabalhos na noite desta terça: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks, às 20h30, e Golden State Warriors x Los Angeles Lakers, às 23h. Ambos terão transmissã­o do Sportv 2.

Lesões impediram que os astros Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving atuassem juntos com regularida­de na última temporada. Agora, mesmo com Kyrie afastado do elenco por sua recusa a se vacinar, se Durant e Harden estiverem saudáveis, o time terá grandes chances de concretiza­r seu projeto de título inédito.

Porém, o time de veteranos do Los Angeles Lakers quer provar que a qualidade dos seus astros é motivo suficiente para ser levado a sério na corrida pelo título. Lebron James, 36, e Anthony Davis, 28, ganharam a companhia de Russell Westbrook, 33, Carmelo Anthony, 37, Trevor Ariza, 36, Dwight Howard, 35, Rajon Rondo, 35, e Deandre Jordan, 33. Dos 12 jogadores mais velhos da liga, 5 estão nos Lakers.

Brasileiro­s em ação

O Brasil terá apenas dois representa­ntes na NBA. Raulzinho, armador do Washington Wizards, vai para o seu sétimo ano na liga. Didi Louzada chegou ao New Orleans Pelicans no fim da última temporada, após dois anos emprestado ao Sydney Kings, da Austrália, e busca espaço na equipe. (Folha)

 ?? Sarah Stier - 14.out.21/afp ?? O ala Kevin Durant é um dos líderes do Brooklyn Nets na luta pelo inédito título da NBA
Sarah Stier - 14.out.21/afp O ala Kevin Durant é um dos líderes do Brooklyn Nets na luta pelo inédito título da NBA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil