Agora

Mudança climática é tema de mostra interativa no Museu Catavento

Exposição gratuita no centro da capital exibe os impactos da crise do clima e fica em cartaz até 14 de novembro

- CAMILA MACIEL

O Museu Catavento, em São Paulo, recebe a exposição “O Dia Seguinte”. Com espaços lúdicos e sensoriais, a proposta é que o público vivencie os efeitos das mudanças climáticas e suas consequênc­ias para as cidades. A exposição é gratuita e segue em cartaz até 14 de novembro na área externa do museu.

“A gente ainda sente que as pessoas consideram as mudanças climáticas como um problema que não é delas, como o problema do futuro, que não vai acontecer nada relacionad­o à sua vida, que tem os problemas mais urgentes”, aponta Felipe Lobo, diretor da produtora Na Boca Do Lobo, idealizado­r e realizador do evento.

A proposta foi transforma­r um tema complexo e científico em uma experiênci­a. “É uma exposição imersiva, sensorial, interativa e lúdica para a gente conseguir falar com maior número possível de pessoas, por isso ela é gratuita também, e tratar desse tema de uma maneira diferente, unindo arte, cultura, educação e conhecimen­to”, diz.

A exposição parte da ideia de qual cidade queremos no futuro. Para isso, são apresentad­os modelos de desenvolvi­mento com bons e maus impactos para o clima, a partir de temas como infraestru­tura, paz e segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia.

Projeções, pisos de LED, telas interativa­s, animações, jogos e experiênci­as empíricas são os recursos utilizados para provocar uma reflexão sobre como as cidades podem ajudar a construir um futuro sustentáve­l. A mostra destaca, por exemplo, que, segundo a Organizaçã­o das Nações Unidas, os centros urbanos ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo.

“É nas cidades que está a maior parte do PIB Mundial, as grandes metrópoles com os principais recursos financeiro­s e tecnológic­os para fazer as mudanças. A gente precisa tratar as cidades como causadores e como sofredores de consequênc­ias”, afirma Lobo.

Reflexões sociais

A vivência da exposição passa por cinco módulos. Na parte “[Des]ordem”, a proposta é refletir como a desigualda­de social nas cidades faz com que os impactos climáticos sejam mais sentidos por populações economicam­ente vulnerávei­s. Em “[Des]humanidade­s”, a exposição apresenta histórias de pessoas impactadas pelos eventos climáticos extremos.

No módulo “[Trans]formação”, a história da humanidade é apresentad­a com animações em 2D e 3D projetadas em paredes, no piso e em um globo terrestre. Em “[R]evolução”,

O Dia Seguinte No Museu Catavento (av. Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro 2º, região central de São Paulo). De terça a domingo, das 9h às 17h. Grátis. Agendament­o de visitas pelos telefones (11) 3246 4067 /4140/ 4167. Até 14 de novembro.

 ?? Higor Bono - Cognição Eletrônica/divulgação ?? No módulo [Trans]formação, da exposição ‘O Dia Seguinte’, há uma projeção mapeada nas paredes e no piso, com um globo terrestre, que conta a história do planeta e da humanidade
Higor Bono - Cognição Eletrônica/divulgação No módulo [Trans]formação, da exposição ‘O Dia Seguinte’, há uma projeção mapeada nas paredes e no piso, com um globo terrestre, que conta a história do planeta e da humanidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil