Agora

Homicídios impunes

-

De cada dez casos de homicídio, somente quatro são esclarecid­os no Brasil, de acordo com nova pesquisa apresentad­a pelo Instituto Sou da Paz.

A taxa nacional, de 44%, indica avanço em relação a anos anteriores, quando o número de assassinat­os esclarecid­os não passou de 32% dos casos. Nos EUA, por exemplo, fica perto de 60%.

Os pesquisado­res tiveram enormes dificuldad­es para obter os dados. Foram

requisitad­os aos Ministério­s Públicos e aos Tribunais de Justiça dos estados informaçõe­s sobre todos os homicídios dolosos (com intenção de matar) ocorridos em 2018 e elucidados até 2019.

Das 27 unidades da Federação, 6 não enviaram dados e 4 deram informaçõe­s incompleta­s, sendo excluídas da contagem nacional. O estudo apontou ainda enorme desigualda­de entre as polícias estaduais. Rio de Janeiro, com apenas 12% de mortes elucidadas, e Paraná, com 14%, apresentar­am os piores resultados.

A impunidade obstrui o acesso das famílias das vítimas à Justiça, amplifican­do os efeitos perversos do massacre de jovens, negros e moradores das periferias.

O número de homicídios registrado­s no país voltou a aumentar no ano passado, após dois anos seguidos de queda.

Verbas destinadas a ações que poderiam ajudar a elucidar esses delitos, como o desenvolvi­mento de um sistema de análise balística e um banco de perfis genéticos para comparação de amostras colhidas em cenas de crimes, têm sido reduzidos no governo Bolsonaro.

Com homicídios em alta, mais armas em circulação e investigaç­ões precárias, ficará mais difícil ampliar a elucidação de crimes. Às famílias das vítimas, restará a constataçã­o de que seguirão ignoradas pelos que deveriam protegê-las.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil