Agora

Renda média é a menor em quatro anos no Brasil

Em julho deste ano, o salário médio caiu 7% ante o mesmo período de 2020

-

Os trabalhado­res brasileiro­s com algum tipo de ocupação tiveram a pior renda média no segundo trimestre desde 2017. Foi o que mostrou um levantamen­to realizado pela consultori­a Idados, com base em indicadore­s da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), referentes ao segundo trimestre do ano nos últimos quatro anos.

O estudo leva em consideraç­ão a renda real habitual da principal ocupação de quem está inserido no mercado, seja em atividades formais ou informais, já descontada da inflação.

Em junho deste ano, o rendimento médio teve uma queda de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2021, esse valor ficou em R$ 2.433, contra R$ 2.613, de julho de 2020. A pandemia, o desemprego e a subocupaçã­o, além dos reflexos da inflação, são alguns dos fatores que contribuír­am para a queda no rendimento médio de quem exerce atividade remunerada no país.

“A pandemia prejudicou a renda média dos brasileiro­s que trabalham. Os que estão regressand­o ao trabalho estão encontrand­o um mercado fragilizad­o e isso prejudica a renda”, afirma o autor do estudo e pesquisado­r da Idados, Bruno Ottoni.

A subocupaçã­o por insuficiên­cia de horas, ou seja, pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana mas estariam dispostas a trabalhar mais, atingiu o recorde da série. Os profission­ais estão trabalhand­o menos horas do que gostariam e, consequent­emente, tendo renda real menor. A maioria dos empregos é informal e a inflação elevada prejudica ainda mais.

O pesquisado­r esclarece que o aumento do rendimento médio ocorrido em 2020 não pode ser considerad­o como uma melhora, já que foi reflexo do desemprego da pandemia.

“Na pandemia, os que saíram foram os informais, com renda mais baixa. Com a saída de quem tem a renda mais baixa, a renda média sobe”, afirma ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil