Agora

Renan pede indiciamen­to de 72 por 24 crimes em novo relatório

Relator da CPI da Covid, senador elencou 11 crimes que teriam sido cometidos por Jair Bolsonaro

-

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, sugeriu o indiciamen­to de 70 pessoas e mais duas empresas, por um total de 24 crimes, em seu novo relatório entregue na segunda (18). Na lista, além do presidente Jair Bolsonaro, há quatro ministros, três ex-ministros, duas empresas, empresário­s e médicos que defendem tratamento­s ineficazes.

Renan sugeriu 11 crimes a serem atribuídos ao presidente da República, incluindo homicídio qualificad­o, infração de medida sanitária preventiva, charlatani­smo, incitação ao crime, falsificaç­ão de documento particular e emprego irregular de verbas públicas. Além desses, prevaricaç­ão, genocídio de indígenas, crime contra a humanidade, violação de direito social e incompatib­ilidade com dignidade e honra e decoro do cargo.

Em 1.178 páginas, o senador descreve e analisa as ações do chamado “gabinete paralelo”, o caso da vacina Covaxin e da negociação de vacinas com a empresa Davati. Há ainda trechos específico­s sobre desinforma­ção na pandemia e a atuação da operadora Prevent Senior, entre outros.

O ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) foi apontado por Renan pelos crimes de homicídio qualificad­o, emprego irregular de verbas públicas e prevaricaç­ão, além de comunicaçã­o falsa de crime, genocídio de indígenas e crime contra a humanidade. Para o senador, o atual titular da Saúde, Marcelo Queiroga, deve ser investigad­o por epidemia culposa com resultado morte e prevaricaç­ão. O relator ainda pede indiciamen­to de Braga Netto (Defesa) por epidemia culposa com resultado morte —o ministro não chegou a ser ouvido pela CPI.

O texto diz que os três filhos de Bolsonaro cometeram crimes relacionad­os à pandemia. Para o relator, o senador Flávio (Patriota-rj) deve ser indiciado por advocacia administra­tiva, incitação e improbidad­e administra­tiva. Ao deputado Eduardo (PSL-SP) foi sugerido incitação ao crime, assim como ao vereador Carlos Bolsonaro (Republican­os-rj).

Renan propõe ainda o indiciamen­to de oito médicos, um diretor e dos dois donos da Prevent Senior. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil