Agora

Na véspera do retorno, escolas municipais estão com problemas

CEU Formosa e Emei Edu Chaves permanecem fechadas com falhas estruturai­s, sem previsão de abrir

- MARIANE RIBEIRO

Apesar de a volta dos alunos para as aulas 100% presenciai­s estarem previstas para a segunda-feira (25), muitos estudantes da rede municipal não farão parte desse retorno por serem alunos de escolas que estão fechadas por problemas estruturai­s, algumas delas há mais de um ano.

Os alunos do CEU Formosa são um exemplo. Com problemas hidráulico­s que surgiram em meados de 2020, a unidade, que fica na zona leste da capital, está interditad­a e sem previsão para reabertura.

Como explica uma professora do CEU, que prefere não se identifica­r, os problemas apareceram em 2020, durante o período em que as escolas estavam fechadas por causa da pandemia. Já em 2021, em fevereiro, quando os professore­s retornaram ao trabalho para passar a dar aulas presenciai­s para 35% dos alunos, o grupo foi avisado que permanecer­ia em trabalho remoto pois o problema com a caixa d’água tinha se agravado.

Outra escola da rede municipal que passa por situação semelhante é a Emei Aviador Edu Chaves. A unidade, que fica na zona norte de São Paulo, foi invadida e furtada em três ocasiões, uma em dezembro de 2020 e outras duas em janeiros de 2021. Foram levados fiação elétrica, torneiras, vasos sanitários e itens da cozinha da escola.

Desde então, os 570 alunos da unidade não puderam mais ir à escola. No momento, 40 crianças da Emei têm tido aulas remotas, mas 330 seguem sem aula presencial ou online. Em agosto, 200 foram transferid­as para a Emef Franklyn Augusto de Moura Campos, que fica na Vila Gustavo.

Segundo o próprio secretário municipal de educação, Fernando Padula, das 1.500 escolas da administra­ção municipal, 19 têm problemas físicos e não vão atender seus alunos presencial­mente, mantendo as aulas apenas de forma online, mesmo com a retomada no restante das unidades da rede.

 ?? Fotos Zanone Fraissat/folhapress ?? Fachada da Emei instalada no CEU Vila Formosa, na zona leste de SP; unidade está sem aulas presenciai­s desde o fim de agosto por falta d’água
Fotos Zanone Fraissat/folhapress Fachada da Emei instalada no CEU Vila Formosa, na zona leste de SP; unidade está sem aulas presenciai­s desde o fim de agosto por falta d’água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil