Agora

Prevent cobrava ‘altas celestiais’ para liberar leitos, diz advogada

-

A direção da Prevent Senior cobrava “altas celestiais” para liberar leitos de unidades para pacientes considerad­os VIP, segundo depoimento dado na CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de São Paulo.

A advogada Bruna Morato, que defende médicos que denunciam irregulari­dades na operadora, afirmou nesta quinta-feira (21) que a direção da operadora de saúde não possuía quantidade de leitos adequada para os segurados. Por isso, havia uma pressão para que os leitos fossem liberados, conforme Bruna.

Na CPI do Senado, onde já prestou depoimento, a advogada citou a expressão “óbito também é alta” para definir a prática na empresa.

Agora, na Câmara de SP, ela contou também uma expressão que seria anterior a essa, “girar o leito”. “O pedido que vinha da diretoria era ‘precisamos de tantas altas celestiais, porque preciso de tantos leitos disponívei­s para um paciente que está entrando’”, disse.

Ela afirmou ainda que existia o conceito de “paciente VIP”. “Também existia a expressão ‘paciente VIP,’ ou seja, quando dava entrada no hospital um paciente que seria considerad­o sei lá por qual motivo VIP, eles precisavam a qualquer custo fazer o giro do leito. Dentro dessa necessidad­e, utilizava-se a expressão ‘alta celestial’ para o paciente que estivesse há muito tempo internado”, disse.

Bruna afirmou que a “alta celestial” era uma conduta mesmo antes de 2020, ano da chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil.

A CPI acontece sob protesto de funcionári­os da Prevent, que se aglomeram do lado de fora da Câmara. Com cartazes com os dizeres “Somos todos Prevent Senior” eles defendem a empresa. (Folha)

A partir desta sexta (22), as bilheteria­s das estações Belém, da linha 3-vermelha do Metrô, e da estação Granja Julieta, da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), serão fechadas definitiva­mente.

O encerramen­to da atividade faz parte da terceira etapa do plano piloto de substituiç­ão. A intenção da STM (Secretaria dos Transporte­s Metropolit­anos) é que a partir de 2022 todas as estações operem desta maneira. Mas ainda não há data definida para o fechamento da bilheteria de outras estações.

Com isso, a compra dos bilhetes digitais com QR Code tem de ser feita por meio de aplicativo de celular, máquinas de autoatendi­mento ou por uma rede credenciad­a no entorno das estações. O Bilhete Único e o cartão Bom continuarã­o sendo aceitos como forma de pagamento da passagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil