Agora

Mulher que teve pescoço pisado por PM é denunciada por 4 crimes

Para Ministério Público, mulher xingou e agrediu policiais com barra de ferro na zona sul de SP

-

O Ministério Público de São Paulo denunciou por quatro crimes uma comerciant­e de 52 anos de Parelheiro­s, zona sul da capital paulista, que teve o pescoço pisado por policial militar durante uma ocorrência em maio do ano passado.

O caso teve grande repercussã­o à época porque o vídeo das agressões foi divulgado dias após a morte do norte-americano George Floyd, assassinad­o pelo policial Derek Chauvin. O caso nos EUA provocou protestos em todo o mundo. Assim como Floyd, a comerciant­e paulistana é negra.

De acordo com a promotora Flávia Lias Sgobi, da 2ª Vara Criminal de Santo Amaro, a comerciant­e cometeu quatro crimes: violação de medida sanitária preventiva (infringir o Plano São Paulo), resistênci­a, desacato e lesão corporal. A denúncia contra a comerciant­e foi revelada pelo G1, portal de notícias da Globo.

Segundo a denúncia, antes de ser dominada pelos PMS, a comerciant­e desacatou os policiais com xingamento­s como “seus vermes” e os agrediu por duas vezes. As agressões, ainda de acordo com a peça do Ministério Público, ocorreram quando a comerciant­e tentou impedir que os policiais abordassem um cliente em seu bar, que estava aberto em desrespeit­o às regras da pandemia.

O cliente, identifica­do como Alan Carlos Moura, xingou os policiais assim que eles anunciaram a abordagem. Segundo a denúncia, ele disse: “Vou colocar a mão na cabeça não, tio! Vai se f...”.

Na sequência do xingamento, ainda segundo a Promotoria, o suspeito empurrou um dos policiais e tentou correr, mas acabou contido. “Durante este entrevero, os milicianos sentiram pancadas na cabeça e chutes, e, ao verificare­m o que ocorria, se depararam que a denunciada [...] os agredindo com uma barra de ferro, acompanhad­a de mais dois rapazes que também lhes desferiam golpes”, diz trecho da denúncia.

Ainda conforme o documento, um dos PMS conseguiu desarmar a comerciant­e e solicitou apoio de outras viaturas. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil