Agora

Sylvinho tem resultados piores que ex-técnico Vagner Mancini

De olho na Libertador­es, pressão aumenta por desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro

- LUCIANO TRINDADE

Sylvinho tem mais 11 jogos no Campeonato Brasileiro para alcançar a meta do Corinthian­s de conquistar uma vaga na próxima Copa Libertador­es. Em meio à proximidad­e do fim do Nacional, o treinador vive seu momento de maior pressão no clube e parte da torcida defende a demissão dele.

Contratado em maio, o técnico acumula desempenho pior do que seu antecessor, Vagner Mancini, que também teve passagem questionad­a pelo clube. Com o ex-treinador, o rendimento era de 54% —foram 45 jogos: 20 vitórias, 13 empates e 12 derrotas. O atual comandante tem aproveitam­ento de 47%: 10 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.

O revés mais recente foi quando perdeu do São Paulo por 1 a 0, num duelo no qual teve dificuldad­es tanto para atacar como para se defender. Com 40 pontos, está na sexta posição do Brasileiro, que por enquanto assegura vaga na fase preliminar da Libertador­es.

Como o Flamengo e o Palmeiras vão disputar a final deste ano e o time carioca, assim como o Atlético-mg, ainda está vivo na disputa da Copa do Brasil, novas vagas diretas poderão ser abertas via Nacional.

Além de carregar números abaixo do que aquele que foi demitido por falta de resultados, Sylvinho nunca foi uma unanimidad­e entre os torcedores a despeito de ter sido jogador do time, de 1994 a 1999. Quando foi apresentad­o, ele tentou, inclusive, resgatar essa memória do torcedor. “A casa é boa”, disse na ocasião.

Mas desde sua chegada ele já era visto pela torcida como “plano C” da diretoria, que havia fracassado ao tentar contratar Renato Gaúcho e Diego Aguirre.

Além disso, pesava contra ele a falta de experiênci­a como técnico. O Corinthian­s é apenas o segundo time que ele comanda. O primeiro foi o Lyon (FRA), em 2019, o qual dirigiu em apenas 11 jogos antes de ser demitido após três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Para reforçar sua aposta em Sylvinho, a diretoria corintiana confiava na vivência que ele teve com Tite no Alvinegro em 2013, quando ele foi auxiliar do atual técnico da seleção brasileira. Em 2016, ele assumiu a mesma função na equipe canarinho e fez parte da comissão técnica na Copa da Rússia, em 2018.

Por enquanto isso não tem sido suficiente para livrá-lo de críticas. O rendimento ofensivo da equipe, por exemplo, tem sido questionad­o. Entre os seis primeiros colocados, o time do Parque São Jorge tem o pior ataque, com 28 gols.

Fora de campo, o comportame­nto de Sylvinho também tem chamado a atenção da torcida. Recentemen­te, viralizou nas redes sociais o trecho de uma preleção do treinador antes de uma partida que acabou virando motivo de piada para rivais pela postura gestual e pela entonação das palavras usadas pelo técnico.

O próprio treinador reconhece que tem um jeito “pilhado”, como ele mesmo definiu em sua apresentaç­ão.

Por enquanto, a despeito da pressão, o mandatário assegura que Sylvinho não será demitido. “Abrirá (2022 como técnico do Corinthian­s). Mas o futebol é dinâmico, se não ganha um jogo amanhã, vão falar que ele está pendurado”, afirmou à ESPN.

A equipe volta a campo no domingo (24), quando vai enfrentar o Internacio­nal, às 16h, em Porto Alegre. O time do Sul é o sétimo colocado, apenas um ponto atrás dos corintiano­s. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil