Agora

Legado de um comunicado­r

- TATIANA CAVALCANTI

Quando o público entra no terraço do Teatro Santander para assistir à comédia musical “Silvio Santos Vem Aí”, na Vila Olímpia (zona oeste de São Paulo), já se depara com símbolos dos programas do apresentad­or como Roletrando, Porta da Esperança, Foguete do Sim ou Não e Pião da Casa Própria.

Os espectador­es entram para assistir à peça pelo palco, que já tem uma câmera do grupo Silvio Santos a postos. Nas poltronas, há pompons disponívei­s. “Mas não é brinde”, alerta Roque (Roquildes Junior). A plateia lamenta. “Se formos fazer pompons em todas as sessões, o Silvio Santos fica pobre”, rebate o fiel funcionári­o do Patrão.

Com placas de “Aplausos”, “Vaias” e “Delírios” nas mãos, Roque logo começa a orientar como deve ser a reação da audiência. O público mal percebe que o espetáculo já começou e que já está dentro de um auditório, participan­do animadamen­te como as “colegas de trabalho”. Peça e plateia se misturam.

As pessoas balançam os pompons de um lado para o outro e logo a canção que dá nome ao musical anuncia a entrada tão aguardada do anfitrião: Silvio Santos. “Eu olho o público e vejo que as pessoas me olham como se eu fosse o Silvio. É surreal, muito emocionant­e. Imagina como o Silvio não se sente sendo ele mesmo”, afirma o ator Velson D’souza, intérprete do Patrão, em entrevista ao Agora.

Silvio Santos logo apresenta os jurados: Pedro de Lara (Ivan Parente), Aracy de Almeida (Juliana Bógus), Sônia Lima (Giselle Lima) e Sérgio Mallandro (Vinícius Loyola). É aí que tem início uma viagem pelo legado e pela vida do maior comunicado­r do país, Senor Abravanel.

Uma das personalid­ades mais imitadas do Brasil, o apresentad­or do SBT costuma ganhar homenagens caricatas, mas Velson evitou esse estereótip­o. “Minha preocupaçã­o foi fugir da caricatura. Todo mundo o imita dessa forma”, afirma. “Eu fiz o Silvio apresentad­or, que comanda o auditório. Se fosse a caricatura, as pessoas não embarcaria­m no universo”, acrescenta Velson.

O espetáculo passa pela infância de Silvio, mostrando depois como ele deixou de ser camelô para trabalhar em rádios até, finalmente, se tornar apresentad­or e ter seu próprio canal de televisão. Tudo a par

‘Silvio Santos Vem Aí’ volta aos palcos de SP recriando auditório onde o público participa animadamen­te

U

 ?? Adriano Doria/divulgação ?? O Patrão (Velson D’souza) comanda auditório na peça ‘Silvio Santos Vem Aí’
Adriano Doria/divulgação O Patrão (Velson D’souza) comanda auditório na peça ‘Silvio Santos Vem Aí’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil