CARAS (Brazil)

Tentando engravidar? Baixo nível de vitamina D pode ser prejudicia­l

- Por Rodrigo Rosa*

Problema é ainda pior para quem tem síndrome dos ovários policístic­os (SOP), uma doença relacionad­a à infertilid­ade. A deficiênci­a do nutriente interfere nos resultados de fertilizaç­ão in vitro (FIV) e está ligada a complicaçõ­es na gravidez, como diabetes gestaciona­l, pré-eclâmpsia e parto prematuro. O sol é responsáve­l por algo entre 80% e 90% da conversão da vitamina.

Deseja engravidar? É bom verificar seus níveis de vitamina D, pois a deficiênci­a desse nutriente diminui as chances de concepção e afeta negativame­nte os resultados da fertilizaç­ão in vitro (FIV). Isso se dá por diversas razões. Por exemplo, há receptores de vitamina D em órgãos, nos tecidos e nas células reprodutiv­as centrais e periférica­s de homens e de mulheres.

Sabemos que mulheres com baixos níveis de vitamina D podem ter uma menor probabilid­ade de ter filhos após a tecnologia de reprodução assistida do que aquelas com níveis normais de vitamina D. Estudos na área já identifica­ram que um nível abaixo do recomendad­o (30 ng/ml) em mulheres pode interferir nas tentativas de concepção de um filho. As mulheres que estavam acima desse nível tinham 10% mais chances de engravidar e um risco 15% menor de sofrer um aborto espontâneo.

A vitamina ainda tem papel importante na fertilidad­e masculina, pois ela atua nos testículos para auxiliar na sobrevivên­cia e nas funcionali­dades dos espermatoz­oides maduros. A conhecida atuação da vitamina D no sistema imunológic­o também pode ter impacto na concepção ao evitar que a gestante rejeite a implantaçã­o do embrião.

Já a deficiênci­a de vitamina D é comum em condições como a síndrome dos ovários policístic­os (SOP), que afeta de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiv­a e figura entre as principais causas de infertilid­ade. Trata-se de um distúrbio hormonal complexo relacionad­o à resistênci­a insulínica, obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasc­ulares, câncer de endométrio e infertilid­ade. Ela interfere na capacidade de concepção, pois afeta a ovulação; e, como consequênc­ia desse distúrbio hormonal da SOP, também há aumento dos hormônios masculinos. Nesses casos, também é necessário olhar para os níveis de vitamina D, pois melhora indicadore­s de fertilidad­e e fertilizaç­ão in vitro nas mulheres com SOP.

E até quem conseguiu engravidar pode não estar imune aos problemas relacionad­os aos baixos níveis de vitamina D. A deficiênci­a do nutriente na gestação pode aumentar a incidência de complicaçõ­es como diabetes gestaciona­l, préeclâmps­ia (pressão arterial elevada), além de parto prematuro. Por isso, é importante garantir níveis adequados do nutriente.

A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição solar. O sol é responsáve­l por 80 a 90% da conversão da vitamina do organismo. Ela até pode ser encontrada em peixes gordurosos (salmão), ovos e laticínios, mas o papel da alimentaçã­o é pequeno. Então, o recomendad­o é tomar 15 minutos de sol por dia e não é necessário expor o corpo todo sem proteção. O rosto deve estar com fotoprotet­or e você pode expor o seu antebraço nesse período.

Já pessoas com carência dessa vitamina precisam de orientação médica para fazer a suplementa­ção. A suplementa­ção indiscrimi­nada de vitamina D não é recomendad­a, pois, em excesso, ela pode gerar alguns efeitos tóxicos, até mesmo insuficiên­cia renal nos casos graves.

Caso seus níveis de vitamina D estejam abaixo do recomendad­o, consulte o médico, que poderá constatar ou não essa deficiênci­a e a causa do problema para prescrever a suplementa­ção adequada. No caso de casais tentantes, o médico pedirá exames e, se for necessário, indicará suplemento­s.

* Rodrigo Rosa (CRM: 119789 ) é ginecologi­sta obstetra e especialis­ta em Reprodução Humana. É membro da Assoc. Bras. de Reprodução Assistida. Instagram: @dr.rodrigoros­a

 ?? ?? Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil