Casas Rústicas

Levemente no ar

O ACONCHEGO E A FUNCIONALI­DADE SÃO OS PONTOS MARCANTES DO PROJETO

- Texto Ana Luísa Lage Fotos Renato Stroppa Ilustração AC Design

ÁRVORES, MADEIRA CERTIFICAD­A, VIDROS TRANSPAREN­TES, elevação do solo e ambientes pequenos e confortáve­is compõem a casa de veraneio localizada na Ilha das Peças, município de Guaraqueça­ba, litoral do Paraná. Os 79 m² de construção foram desenhados e executados durante cinco meses pela arquiteta Olga Bergamini, de Curitiba, PR.

Com o objetivo de projetar uma casa confortáve­l com living, cozinha, lavanderia, dois dormitório­s, uma suíte, churrasque­ira e varanda, o espaço reduzido disponível foi um dos obstáculos enfrentado­s pela arquiteta .“Além disso, superei o desafio de construir em uma ilha totalmente desprovida de infra-estrutura em materiais de construção e mão-de-obra especializ­ada. Tudo teve de ser levado em barcos fretados para a construção”, lembra a profission­al.

A elevação de 1,40 m do solo natural possibilit­a a circulação de are ventilação .“A altura permitiu que toda a instalação elétrica e hidráulica fosse feitas oba residência ”, explica. O telhado alto e com 16 águas não deixa acasa monótona e foge do convencion­al para casas menores. Os beirais com 1,20 m dão a idéia de amplitude.

A integração é marcante devido à implantaçã­o deportas e janelas em grandes dimensões e, principalm­ente, pelou soda madeira que aproxima acasa ao habitat natural da ilha. As madeira sutilizada­s para a estrutura e os revestimen­tos foram a garapeira, itaúba e muiracatia­ra .“Para a estrutura, o material deve ser de origem legal, resistente ao ata quede cupins, brocas e intempérie­s. Contudo, nada disso dispensa o uso de isolantes e protetores”, ressalta.

NA MEDIDA CERTA

Para que a área social fosse maior, a ala íntima que abriga três quartos, sendo uma suíte, é eficiente e reduzida. Em todos os ambientes o revestimen­to é de madeira, inclusive o piso do box do banheiro, composto por um deque sem ralo em que a água escorre sobre uma caixa de seixos rolados. Apenas o volume da churrasque­ira e a chaminé são revestidos com pastilhas de vidro. “Elas têm um custo um pouco elevado, porém quando bem colocadas têm alta durabilida­de e efeito decorativo”, considera.

Como a parede, o teto e o piso possuem a cor natural da madeira, os móveis foram executados em marcenaria na cor branca e em estilo provençal.

Devido à localizaçã­o de frente para o mar, o uso da piscina foi dispensado. “A areia da praia invade o terreno, cercado apenas com dormentes”, comenta Olga.

O projeto luminotécn­ico do jardim dá vida e emoldura a residência. As árvores nativas foram preservada­s, dormentes guiam os caminhos e o solo foi mantido com a própria areia da praia. “Apesar de pequeno, o local dispõe de todos os itens necessário­s para o conforto”, finaliza.

PROJETO: OLGA BERGAMINI

ÁREA CONSTRUÍDA: 79 M²

LOCALIZAÇíO: ILHA DAS PEÇAS, PARANÁ/PR

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil