Casas Rústicas

À prova do tempo

SIMPLES E FUNCIONAIS, OS TIJOLOS DE BARRO CONQUISTAM ADMIRADORE­S DE TODO O MUNDO

-

MILENARES,

os tijolos maciços de barro resistem às tendências arquitetôn­icas e dão umcharme amais nos projetos. O“velhinho”, que hoje vivencia seu auge, é cobiçado por muitos. Eles já marcaram presença em casas egípcias, gregas e romanas. Hoje, são indicados para alvenaria de vedação e revestimen­to, e seus pontos positivos vão desde o baixo custo até suas caracterís­ticas de isolante térmico, acústico e alta resistênci­a. Produzidos a partir da mistura de argila e solos arenosos, há necessidad­e de seguir corretamen­te todas as fases de produção para o produto final ser perfeito. “O segredo do bom tijolo é a sua queima. Após ser conformada a mistura, é formada uma pasta que é moldada, secada naturalmen­te e queimada a uma temperatur­a de 1000o C”, explica o arquiteto Cláudio Arakaki, de Campos do Jordão, SP.

Versáteis, as aplicações podem ser diversas. “É utilizado em paredes estruturai­s e, muitas vezes, ficam aparentes e servem como revestimen­to e piso. Vale lembrar que pode ser usado em todasasobr­as, porémaesco­lhadepende­devariávei­scomopeso, isolamento­acústico, térmico, etc”, alertaAndr­éMacchiori, gerente comercial da Polytec. Como garantia de qualidade e para que não apareçam efeitos indesejado­s, Antonio Carlos Pimenta, técnico da Associação Nacional de Indústria Cerâmica (Anicer), sugere que na hora da compra o consumidor procure empresas que participem do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), o qual integra o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtivid­ade no Habitat (PBQP-H), iniciativa do Governo Federal voltada para a qualidade das peças.

José Bastos, proprietár­io daCasa João de Barro, emSão Paulo, SP, acrescenta que o comprador deve ficar atento à homogeneid­ade das superfície seque os materiais devem estar queimados ao ponto.

Seguindo tais recomendaç­ões, além da valorizaçã­o estética, os ambientes receberão um ótimo isolante térmico .“As paredes maciças retêm o calor do sol deixando a temperatur­a interna da residência agradável”, observa o engenheiro Luiz Peixoto, de Monte Verde, MG.

ARTISTA RÚSTICO

Paranã o quebrara diversidad­e dos efeitos gerados pelac ombinação de tijolos, a parentesou para aalv ena ria,é fundamenta­l a contrataçã­o de mão-de-obra especializ­ada. “É muito comum os pedreiros não molharem os tijolos, o que prejudica a resistênci­a do produto que acaba aspirando a água da massa de assentamen­to”, observa o engenheiro civil Antonio Borges Otoni, de São Paulo, SP.

Contratado o profission­al, a aplicação é simples: deve ser feita com areia, cimento e cal. Segundo Bastos, o acabamento pode ser frisado ou rústico. “No primeiro, é recomendáv­el evitar que a argamassa suje as faces que ficarão expostas. Para o rústico, os espaços entre os tijolos devem ser totalmente preenchido­s e o excedente da argamassa pode ser raspado”, detalha.

MODELOS

Há uma diversidad­e de formatos dos tijolos de barro. O comum pode ser encontrado em várias cores e é indicado para alvenaria de casa e muros revestidos ou não. O rendimento é de 70 unidades por m² para alvenaria e 35 se for usado para revestimen­to.

Já o formato meia-lua deve ser aplicado em pilares ou em locais com formatos arredondad­os. A rentabilid­ade é de aproximada­mente 36 peças por metro linear. Com atenção ao tamanho diferencia­do, os tijolos coloniais rendem até 42 unidades por m².

Usado para daracabame­ntoemcanto­s arredondad­os, omodelo bico-de-papagaio rende aproximada­mente 16 tijolos por metro linear. Fabricados em diversas tonalidade­s e dimensões, os curvos são sugeridos para cantos ou para compor detalhes. Para completar, o modelo canto 45o é ideal para situações que necessitam de desvios, tem rendimento de 16 peças por metro linear e as plaquetas são usadas para revestir pisos.

COMBINAÇÕE­S

Agradando a todos os gostos, são muitos os efeitos gerados pelo uso de tijolos aparentes, sejam eles para alvenaria ou revestimen­to. O mais comum é o chamado junta de amarração, onde os tijolos são colocados lado a lado na horizontal. Outro muito usado também é a espinha de peixe. Como o próprio nome diz, são assentados dois a dois com a face larga ou a lateral à vista e em forma de espinha. Para os pisos, o dama é o mais recomendad­o. Nesse caso, as plaquetas formam quadrados que se invertem e são emoldurado­s por peças alinhadas.

SEMPRE NOVO

Consideran­do que a durabilida­de ultrapassa cem anos, vale a pena investir em produtos para manter os tijolos intactos. “As caracterís­ticas físicas e químicas encontrada­s na argila queimada garantem a durabilida­de. Temos construçõe­s, por exemplo, em Paraty, RJ, queregistr­am séculosnah­istória. NaEuropa, existem prédiosdos­éculo 12 que contam com elementos novos até hoje”, observa o técnico da Anicer. Os profission­ais indicam a aplicação de resinas ou silicones. “As resinas alteram a aparência do substrato com um ligeiro brilho, situação que não acontece com os silicones”, afirma Eliene Ventura da Costa Vuoto, gerente técnica da Vedacit.

Luiz Rodrigo de Vasconcell­os, diretor de marketing da Vedbem/Mactra, aconselha a aplicação de hidrorrepe­lente com resistênci­a a fungos e bactérias. “Eles podem formar uma película ou agir como hidrofugan­te e impedir a passagem de substância­s agressivas para o tijolo pela água”, declara.

 ?? ?? CURVOS
SÃO IDEAIS PARA COMPOR DETALHES E DEIXAR OS AMBIENTES DIFERENTES
CANTO 45O
QUANDO A CONSTRUÇÃO APRESENTAR DESVIOS, O MODELO É A SOLUÇÃO
CURVOS SÃO IDEAIS PARA COMPOR DETALHES E DEIXAR OS AMBIENTES DIFERENTES CANTO 45O QUANDO A CONSTRUÇÃO APRESENTAR DESVIOS, O MODELO É A SOLUÇÃO
 ?? ?? COMUM
PRESENTE NAS MAIS DIFERENCIA­DAS CONSTRUÇÕE­S, APRESENTA UMA VARIEDADE DE CORES E É RECOMENDAD­O PARA ALVENARIA
PLAQUETA INDICADAS PARA PISOS, ELAS CONFEREM UM AR RÚSTICO ÀS CONSTRUÇÕE­S
PLAQUETA PARA FORNO A LENHA
O FORMATO ARREDONDAD­O MARCA PRESENÇA DURANTE A APRECIAÇÃO DE PIZZAS
COMUM PRESENTE NAS MAIS DIFERENCIA­DAS CONSTRUÇÕE­S, APRESENTA UMA VARIEDADE DE CORES E É RECOMENDAD­O PARA ALVENARIA PLAQUETA INDICADAS PARA PISOS, ELAS CONFEREM UM AR RÚSTICO ÀS CONSTRUÇÕE­S PLAQUETA PARA FORNO A LENHA O FORMATO ARREDONDAD­O MARCA PRESENÇA DURANTE A APRECIAÇÃO DE PIZZAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil