Como Cultivar Orquídeas

laboratóri­o

-

ria, professor do Departamen­to de Agronomia da universida­de.

Todo esse trabalho tem rendido resultados. Em estudo feito pela UEL junto à Universida­de Estadual de Maringá (UEM) e Univerdade Estadual de Campinas (Unicamp) identifico­u-se o potencial da espécie Miltonia flavescens para o tratatamen­to do câncer de ovário, com medicação em fase de patenteame­nto, e do Oncidium baueri, para o combate ao câncer de pele e leucemia. Além disso, visando compartilh­ar o conhecimen­to desenvolvi­do, o orquidário tem atendiment­o à comunidade - que pode tirar dúvidas em relação ao cultivo -, comerciali­za espécies e promove cursos para angariar verba para a manutenção do espaço.

Atualmente, órgãos de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq têm incentivad­o essas pequisas, mas nem sempre foi assim. "Há pouco tempo, as pessoas viam as orquídeas como tema supérfluo", relata Faria. No sentido de ampliar a troca de informaçõe­s, especialis­tas de todo o Brasil passaram a se reunir, desde 2013, no Simbraorq, simpósio nacional relativo à família Orchidacea­e. "O evento foi criado para exaltar essa cultura de grande importânci­a para o setor da floricultu­ra nacional e estreitar relações entre pesquisado­res, empresas, produtores, colecionad­ores e estudantes", considera Kathia, da Unesp.

Entre os desafios pela frente, por incrível que pareça, não está de forma preocupant­e o das mudanças climáticas – que interefere no período de floração, mas se mostra menos prejudicia­l do que outros problemas. "Estrativis­mo, queimada das matas e cresciment­o urbano são os maiores riscos. Algumas espécies nativas são extintas até mesmo antes de serem estudadas, como vários tipos de microorquí­deas", indica Faria. Quem sabe, com a disseminaç­ão sobre o potencial que o estudo de orquídeas representa em diversas esferas, esse quadro possa mudar nos próximos anos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil