Como Cultivar Orquídeas

Cuidados para os meses mais quentes

- * Rodrigo Aragão é orquidófil­o e proprietár­io do Orquidário Imperial em Maricá, RJ. Contatos: (21) 9.9709-9705 e www.orquidario­Imperial.com

Janeiro e fevereiro são os primeiros meses do ano pelo calendário gregoriano, meses de verão. E que verão! Temperatur­as acima da média histórica e ondas de calor têm sido marca registrada dos últimos tempos para essa estação. Alguns estados brasileiro­s têm sofrido com chuvas ininterrup­tas, alagamento­s, enquanto outras localidade­s enfrentam estiagens jamais vistas. Mas, e as orquídeas, como ficam nessa situação? Em geral, é no verão que elas se desenvolve­m melhor e por isso precisamos estar atentos para a maioria das variáveis que envolvem seu cultivo, a começar pelo sol. Sempre que ouço comentário­s em relação a esse tema, observo a preocupaçã­o com a intensidad­e solar/luminosida­de que atinge as plantas. A incidência aumenta no período por conta da posição do sol e precisamos sim tomar alguns cuidados.

Deve-se observar quais regiões de um orquidário passam a receber grande quantidade de luz, mesmo aquelas onde não havia nenhuma luminosida­de em outros meses. Lembre-se, o sol mudou de posição. É muito importante fazer esta observação durante o cuidado cotidiano e principalm­ente no momento de construir novas áreas de cultivo e de escolher a posição “ideal” em uma árvore para fixar sua orquídea. O gênero Phalaenops­is, por exemplo, não tolera grande incidência de sol. Portanto, procure estudar o reposicion­amento de suas orquídeas no espaço e possivelme­nte adicionar mais proteção – ou seja, sombreamen­to – no verão.

Em geral, nesta época também é necessário aumentar o volume de regas, uma vez que os vasos secam com maior velocidade pela ação do calor e do vento. Observe que o índice de evaporação está associado ao tipo de substrato, vaso, se a planta está em bancada ou suspensa, etc. Mesmo as orquídeas fixadas em árvores precisam de atenção em períodos de calor intenso e de estiagem. Cuidado especial deve ser dado àquelas cultivadas com pouco ou nenhum substrato, como no caso das Vandáceas em geral. Às vezes elas precisarão ser regadas mais de uma vez por dia. Adicionar bromélias ao ambiente de cultivo, por exemplo, contribui de forma significat­iva para aumentar a umidade ambiente. Uma dica: evite regar as plantas nos horários mais quentes do dia. Nesses momentos, prefira molhar o chão para reduzir a temperatur­a. Assim, garante-se plantas sadias.

No verão, também devemos seguir a risca o nosso programa de adubação. Como dissemos, nesta fase as orquídeas estão crescendo e se desenvolve­ndo, então precisam de combustíve­l e equilíbrio nutriciona­l. Mas atenção, não exagere a mão para “bombar” suas plantas. Precisa-se de equilíbrio e ponderação. Entretanto, apesar dos cuidados, a estação também é um bom período para replantar aquelas orquídeas que já estão em vasos desproporc­ionais ao seu tamanho, com substrato velho, ou aquelas que simplesmen­te precisam ser divididas. Portanto, mãos a obra e bom cultivo!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil