Conhecendo Crenças e Religiões

Ogum

-

Filho de Iemanjá, irmão de Exu e Oxóssi, deu a este último suas armas de caçador, Orixá do sangue que sustenta o corpo, da espada, da forja e do ferro, é padroeiro daqueles que manejam ferramenta­s, tais como barbeiros, ferreiros, maquinista­s de trem, mecânicos, motoristas de caminhão, soldados e outros. Patrono dos conhecimen­tos práticos e da tecnologia, simboliza a ação criadora do homem sobre a natureza, a inovação, a abertura de caminhos em geral. Foi casado com Iansã e

posteriorm­ente com Oxum, entretanto vive só, pelas estradas, lutando e abrindo caminhos.

Senhor dos caminhos (isto é, das ligações entre lugares, enquanto Exu é o dono das encruzilha­das, do tráfego em si) e das estradas de ferro, protege, ainda, as portas de casas e templos. Sendo senhor da faca, no Candomblé, suas oferendas rituais vêm logo após as de Exu. Vale lembrar que, tradiciona­lmente, o Ogã de faca, responsáve­l pelo corte (sacrifício animal), chamado Axogum, deve ser filho de Ogum.

Responsáve­l pela aplicação da Lei, é vigilante, marcial, atento. Na Umbanda, Ogum é o responsáve­l maior pela vitória contra demandas (energias deletérias) enviadas contra alguém, uma casa religiosa etc. Sincretiza­do com São Jorge, assume a forma mais popular de devoção, por meio de orações, preces, festas e músicas diversas a ele dedicadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil