Conhecendo Crenças e Religiões

Xangô

-

Um dos Orixás mais populares no Brasil, provavelme­nte por ter sido a primeira divindade iorubana a chegar às terras brasileira­s, juntamente com os escravos. Além disso, especialme­nte em Pernambuco e Alagoas, o culto aos Orixás recebe o nome genérico de Xangô, donde se deriva também a expressão Xangô de Caboclo para designar o chamado Candomblé de Caboclo.

Orixá da Justiça, o Xangô mítico-histórico teria sido um grande rei (alafin) de Oyó (Nigéria) após ter destronado seu irmão Dadá-Ajaká. Na teogonia iorubana, é filho de Oxalá e Iemanjá. Representa a decisão, a concretiza­ção, a vontade, a iniciativa

e, sobretudo, a justiça (que não deve ser confundida com vingança). Xangô é o articulado­r político, presente na vida pública (lideranças, sindicatos, poder político, fóruns, delegacias etc.). Também Orixá que representa a vida, a sensualida­de, a paixão, a virilidade. Seu machado bipene, o oxê, é símbolo da justiça (todo fato tem, ao menos, dois lados, duas versões, que devem ser pesadas, avaliadas).

Teve como esposas Obá, Oxum e Iansã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil