Correio da Bahia

Novo complexo eólico vai gerar 1,2 mil empregos no Norte da Bahia

-

ENERGIA A construção de um complexo eólico em Umburanas e Sento Sé, no Norte da Bahia, vai gerar 1,2 mil empregos diretos na fase de implementa­ção. Com um investimen­to de R$ 1,7 bilhão, as obras do Complexo Campo Largo, da Engie Tractebel Energia, começam em setembro. “O nosso compromiss­o é que, a partir de 1º de janeiro de 2019, a gente tenha os contratos remunerand­o essa energia. A maior parte da mão de obra começa a ser treinada já desde agora”, afirmou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da empresa.

Ele destacou ainda as caracterís­ticas geográfica­s como um dos fatores favoráveis ao empreendim­ento. “O potencial eólico e solar da Bahia é muito grande e, há alguns anos, nós pesquisamo­s áreas para empreender. Hoje nós temos uma área grande, onde estamos começando a fase número um”. Na primeira das três fases do projeto, serão gerados 326 megawatts de capacidade, com 121 aerogerado­res. Segundo a empresa, as linhas de transmissã­o devem estar concluídas em março de 2018 – juntamente com a entrega das obras da subestação.

Na tarde de ontem, o governador da Bahia, Rui Costa, e Sattamini assinaram o protocolo de intenções para o início das obras. De acordo com Rui, o investimen­to vai transforma­r o semiárido baiano. “Um exemplo é a cidade de Caetité, que se transformo­u com a energia eólica. A região Norte também vai passar por essa transforma­ção positiva. Nós já temos em Jacobina uma fábrica de torres. E a nossa combinação é que todo o serviço contratado, inclusive de construção civil, seja da Bahia, desde que dentro de uma relação de preço compatível com o mercado”, afirmou.

A Bahia hoje é o segundo maior estado em produção de energia eólica, com 68 usinas em operação e mais de 1,71 GW instalado. No primeiro semestre deste ano, um total de R$ 1,8 bilhão foi investido no segmento no estado.

 ??  ??
 ??  ?? Governador e executivos da Engie Tractebel assinam protocolo
Governador e executivos da Engie Tractebel assinam protocolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil