Correio da Bahia

Temer age para atrair voto de maranhense­s

-

Para atrair o máximo de votos possíveis a favor do impeachmen­t e impedir debandadas de última hora, o presidente interino Michel Temer (PMDB) entrou em campo para articular apoio junto a senadores que não manifestar­am publicamen­te posição no processo. Ontem,os três integrante­s da bancada do Maranhão foram o foco.

Em reunião no Palácio do Planalto, o peemedebis­ta tratou de um projeto muito caro aos senadores maranhense­s: a criação de uma zona de exportação no Porto do Itaqui, em São Luís. “É a bandeira da bancada do Maranhão. É uma proposta nossa, que foi abraçada por todos nós”, disse o senador Roberto Rocha (PSB-MA), autor do texto, cujo relator é Edison Lobão (PMDB-MA).

A conversa com a bancada maranhense foi uma reação à investida da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que nessa semana teria negociado a reorganiza­ção de coligações do PT no Maranhão para as eleições municipais, a pedido dos senadores João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha. Ambos negam a movimentaç­ão.

A proposta dos parlamenta­res estabelece a Zona de Exportação do Maranhão (Zema), que tem o objetivo de incentivar a produção de bens destinados ao mercado exterior e desenvolve­r a indústria local. O projeto englobaria toda a capital maranhense como área de livre comércio, com incentivos especiais, mas sem previsão de renúncia fiscal, aspecto que agrada o governo federal.

Segundo os parlamenta­res, Temer demonstrou muito entusiasmo pela proposta. Eles pretendem votar o projeto até o fim do ano na Comissão de Constituiç­ão e Justiça do Senado e acreditam que o apoio do governo pode acelerar a votação em plenário.

Preocupado com o impeachmen­t, Temer observou particular­idades políticas do Maranhão que favorecem a presidente afastada e, por isso, resolveu agir. Foi naquele estado que a petista teve a maior votação proporcion­al para a Presidênci­a em 2014, com quase 79% do eleitorado.

Os três integrante­s da bancada maranhense votaram anteriorme­nte a favor do processo de impeachmen­t, mas nenhum se compromete­u em manter a posição no julgamento final. Sobretudo após o PT iniciar um movimento para se distanciar dos aliados do governador maranhense, Flávio Dino (PCdoB), na disputa pelas prefeitura­s do estado contra o grupo liderado pelo ex-senador José Sarney (PMDB-AP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil