Correio da Bahia

Quem fica é o Coelho

- Fernanda Varela fernanda.varela@redebahia.com.br

Quando alguém vai para uma ‘casa de praia’, o objetivo é relaxar. E foi justamente o que o Vitória queria ontem, na Fonte Nova. Mas o jogo contra o América-MG no estádio, que foi apelidado desta forma para alfinetar o rival Bahia, foi duro. Ainda assim, deu Leão, que venceu por 2x1, se livrou da zona de rebaixamen­to e afundou ainda mais o adversário na lanterna. Agora, o rubro-negro é o 15º na Série A.

É clichê, mas também é um fato que, no futebol, o que conta é bola na rede. Não adianta quase marcar, pressionar ou jogar melhor se a pontaria está fraca. E esse foi o retrato do primeiro tempo.

Os lances de emoção foram poucos, mas foram certeiros. Os dois times precisaram de 20 minutos para chegar ao gol pela primeira vez. E quem deu o primeiro sinal foi o América, que aproveitou jogada de contra-ataque com Pablo, que arriscou e passou perto do gol de Fernando Miguel.

O chute parecia só uma jogada, mas animou o Coelho, que voltou a oferecer perigo ao rubro-negro com boas jogadas de Osman e Matheusinh­o, que esbarraram no talento de Fernando Miguel.

Apesar de melhor no jogo, o América deixou claro por que é o lanterna da competição. Se não tiveram talento para finalizar com qualidade, o mesmo não se pode dizer de Marcelo. O volante do Leão aproveitou um rebote da zaga alviverde e, sem titubear, mandou uma bomba no canto superior do gol, sem nenhuma chance de defesa para João Ricardo. Foi o primeiro dele na Série A.

O América ainda tentou reagir. Arriscou uma ‘Lei do Ex’ com o zagueiro Alison, que não acertou a pontaria. Depois, ainda chegou com Michel, sem sucesso.

ILUMINADO

Não bastasse o adversário, Mancini precisou fazer malabarism­o. O técnico, forçado a tirar o capitão Willian Farias, machucado, ainda no primeiro tempo, também perdeu Vander que, no intervalo, reclamou de dor e pediu para sair. Acabou que deu certo porque foi justamente em jogada que surgiu dos pés de David, substituto de Vander, que o Vitória quase faz o segundo.

Aos 10 minutos, ele deu um drible da vaca em Suéliton pela direita, chegou na entrada da área e cruzou para Cárdenas. Cara a cara com o gol, o gringo desperdiço­u.

E foi, também com David, iluminado, que o Vitória fez o segundo. Aos 18, Cárdenas retribuiu o passe do jovem com um belo cruzamento e o meia marcou o dele de cabeça: 2x0.

No final, o América-MG ainda diminuiu com Danilo Barcelos, em belo estilo, mas o triunfo do Leão estava decretado, assim como a manutenção do Coelho afundado na laterna do Brasileiro.

O próximo jogo do Vitória será quarta-feira, às 17h, contra o Coritiba, pela Copa Sul-Americana. Já pela Série A, o desafio será no dia 7 de setembro, contra o Atlético-MG, no Independên­cia. Para esse jogo, Mancini terá o retorno de Marinho, que cumpriu suspensão ontem.

Leão vence o lanterna América e se livra da zona de rebaixamen­to

×Vitória Fernando Miguel, Diogo Mateus, Victor Ramos, Ramon, Diego Renan; Willian Farias (José Welison), Marcelo, Cárdenas (Serginho); Vander (David), Kieza e Rodrigo Ramallo Técnico Vágner Mancini

América-MG João Ricardo, Jonas, Alison, Sueliton e Gilson; Leandro Guerreiro (Diego Lopes), Juninho, Pablo, Matheusinh­o (Danilo Barcelos) e Osman; Michael (Nilson) Técnico Enderson Moreira

Estádio Fonte Nova Gols Marcelo, aos 36 minutos do 1º tempo; David, aos 18, e Danilo Barcelos, aos 39 do 2º Cartão amarelo Vander, Marcelo e Kieza; Jonas, Osman, Alison e Gilson Público 8.490 Renda R$ 111.231, 00 Árbitro Anderson Daronco (RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil