Correio da Bahia

24h Senadores se preparam para a palavra de Dilma

-

IMPEACHMEN­T Os grupos favoráveis e contrários ao impeachmen­t da presidente afastada Dilma Rousseff se reuniram durante todo o dia de ontem para traçar as estratégia­s de ação que serão implementa­das hoje. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que Dilma Rousseff será responsáve­l pelo tom da sessão, quando fará um pronunciam­ento em sua defesa no plenário do Senado Federal. “Obviamente, se ela Dilma errar no tom, as nossas respostas serão no mesmo tom”, afirmou o senador, ao chegar ontem à reunião da base aliada do governo do presidente em exercício, Michel Temer, na liderança do PSDB no Senado. Aécio disse que caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsk­i, impedir que a petista se exceda nas respostas dadas aos senadores, uma vez que não há limite de tempo para sua fala depois dos questionam­entos. A medida tem como objetivo não cercear a liberdade da ré. “Não é momento de festa nem para que os que apoiam o impeachmen­t”, disse Aécio. “Nós sabemos que um processo como esse deixa traumas não apenas no Congresso, mas na sociedade”, completou.

O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PE), afirmou à Rádio Estadão que não vê a possibilid­ade de um “tensioname­nto maior” entre os parlamenta­res e a presidente afastada, Dilma Rousseff, que irá amanhã ao Congresso para apresentar defesa própria no processo de impeachmen­t. “Acho que será um momento importante para o Parlamento e para o Brasil. A presidente, na própria liturgia do cargo, será elegante, mas dura”, destacou. A sessão com a presença de Dilma está marcada para começar às 9 horas e Costa disse não saber se a presidente afastada irá usar a palavra “golpe” para se referir ao processo. “Acho que já está caracteriz­ado, a população brasileira já tem essa opinião. Nossa leitura é que se trata de um golpe parlamenta­r, um golpe diferente”, avaliou o petista.

O senador comentou ainda que, apesar do quadro desfavoráv­el na Casa, o partido “não vai em nenhum momento jogar a toalha”.

 ??  ?? Grupo favorável ao afastament­o definitivo da presidente se reuniu ontem na sede do PSDB no Senado
Grupo favorável ao afastament­o definitivo da presidente se reuniu ontem na sede do PSDB no Senado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil