Correio da Bahia

Mortes foram provocadas por briga do tráfico, afirma SSP

- COLABORARA­M CLARISSA PACHECO E GIL SANTOS

armas em punho passavam a cada instante. “Só saí de casa porque tive que ir na escola de meu filho”, disse outra moradora. As pichações com as iniciais do Bonde do Maluco (BDM), uma das facções mais violentas do estado, revelam um pouco da rotina de medo dos moradores.

ENCAPUZADO­S

A casa onde as três adolescent­es foram mortas foi alugada no último dia 11, por R$ 250, segundo o proprietár­io. O adolescent­e, que está internado, e Emilly, que era sua namorada, alugaram o quarto em uma casa.“Disseram que seria só os dois, mas começaram a aparecer outras pessoas. Todos eram muito jovens, bem arrumados”, disse o dono do imóvel. Ele saía de casa, na sexta-feira, quando o carro vermelho de onde saíram os suspeitos do crime parou em frente ao imóvel.

“Desceram dois homens armados, encapuzado­s, dizendo: ‘Abre a porta, irmão, abre a porta’. Disseram para eu ir embora e voltar depois”. Meia hora depois, ele voltou e o estrago estava feito. “O bairro é perigosíss­imo. Morre gente direto, a polícia tá sempre passando”.

MORTES

O adolescent­e que sobreviveu, segundo conhecidos, saiu da casa da família há alguns meses. Aos 14 anos, deixou de morar com a avó para viver com a mãe. “Ele ficou rebelde, mal via a família. Essas meninas inocentes morreram por ser mulheres desses caras”, disse um conhecido do jovem, que não quis se identifica­r.

No sábado, além de Jackson, Anderson de Almeida Santos, 26, foi morto na região da Maria Meire, ao lado do ponto de mototaxist­a, na Rua Padre Paulo Tonucci. “Ele estava trabalhand­o no ponto dele, eu aqui no meu. Só ouvi os tiros e corri para me abaixar. Quando fui ver, era ele”, contou outro mototaxist­a que não quis se identifica­r. Segundo a Central de Polícia, Anderson era amigo de Jackson – o jovem sequestrad­o na casa e encontrado morto próximo ao campus do Ifba.

A décima vítima foi Elielton da Paixão Gomes, 19, morta no domingo à tarde, em frente de casa, na Rua da Conquista. Baleado, foi levado ao Hospital Geral de Camaçari, mas chegou morto. Além dele, no domingo morreram Yves Ribeiro Santos de Jesus, 17, também em Nova Vitória, Josilândia de Jesus Santos, 22, e Luan Angel de Souza Santos, 26, ambos no centro da cidade. Luan tinha passagens pela polícia por furto. No corpo, tinha tatuado os dizeres “matador de polícia” e “BDM”. A SSP aponta Bruno de Oliveira Santos, o Quatro de Espadas do Baralho do Crime, como autor das mortes das três adolescent­es e do jovem e mandante dos outros homicídios de Nova Vitória no fim de semana. Ele tem mandado de prisão em aberto e pertence à quadrilha de Marivan Elias da Silva, um dos líderes do tráfico no bairro e Seis de Copas do Baralho.

Segundo as investigaç­ões, as mortes foram provocadas pela busca do controle do tráfico de drogas no bairro pela quadrilha de Marivan. “Todas as vítimas têm ligação com o tráfico, inclusive, as três adolescent­es. Não tem nenhum inocente. A família de todos sabem disso”, informou a titular da 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, Maria Tereza Santos Silva.

Ela diz que em Camaçari há dois grandes traficante­s, Kila e Nicão. “Nicão, pra ganhar força, porque estava no presídio, se uniu a dois outros traficante­s, Capenga e Nana. Os três se uniram para atacar os meninos de Kila, que se sentiu acuado e no fim de semana atacou os meninos de Nicão. Bruno é o braço-direito de Kila. Ele participou de forma direta e quando ele não mata, determina quem vai matar”, disse.

26/8 Renata Carneiro Cruz, 16 anos, Rua Maria Meire

26/8 Emile Lampanche Rocha, 17, Rua Maria Meire

26/8 Vitória Nataline Cruz, 17, Rua Maria Meire

27/8 Jackson dos Santos, 20, Jardim Limoeiro

27/8 Anderson Santos, 26, 2ª Travessa Maria Meire

28/8 Yves Ribeiro Santos de Jesus, 17, Rua dos Canudos

28/8 Elielton da Paixão Gomes, 19, Rua da Conquista

 ??  ?? Segurança foi reforçada no bairro de Nova Vitória com 200 policiais
Segurança foi reforçada no bairro de Nova Vitória com 200 policiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil