Correio da Bahia

Aliados da petista vão apresentar queixa contra testemunha­s

-

A bancada de apoio à presidente afastada Dilma Rousseff no Senado decidiu apresentar representa­ções contra o procurador Júlio Marcelo de Oliveira e o auditor Antônio Carlos Costa D'Ávila, que denunciara­m irregulari­dades na política fiscal do governo da petista, avaliadas em processos do Tribunal de Contas da União (TCU).

A decisão foi tomada ontem, em almoço que reuniu aliados de Dilma. O argumento é de que os dois não atuaram com “independên­cia funcional” no exercício de suas atividades e, por isso, devem sofrer sanções disciplina­res .

O procurador foi arrolado pela acusação como testemunha no julgamento do impeachmen­t, mas o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowsk­i, o declarou suspeito por possível parcialida­de. Lewandowsk­i decidiu que ele só falaria como informante.

Oliveira admitiu ao Senado que, em 2015, compartilh­ou no Facebook uma convocação para protesto a favor da rejeição das contas da petista, marcada para a porta do TCU.

Já D’Ávila, ouvido como testemunha da acusação, afirmou ter auxiliado Oliveira a escrever a representa­ção que originou o processo para analisar as pedaladas fiscais de 2014.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse ontem que a representa­ção contra os dois será apresentad­a ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil