Correio da Bahia

A chama ainda está acesa

- Fernanda Varela fernanda.varela@redebahia.com.br

“Quero a vida sempre assim com você perto de mim. Até o apagar da velha chama”. Os versos de Tom Jobim inspiram qualquer apaixonado pelo clima olímpico que tomou conta do Rio de Janeiro no mês de agosto. Para quem já sente falta de respirar esporte 24 horas por dia, a chama vai reacender. Literalmen­te.

A partir de amanhã, começa o revezament­o da Tocha Paralímpic­a, que vai até a segunda-feira e passará pelas cidades de Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinville. Cada cidade representa uma das cinco regiões do país. Na terça-feira, véspera da abertura dos Jogos Paralímpic­os, a pira chega ao Rio de Janeiro.

Cada cidade acenderá uma chama que, ao final, juntas se unirão para representa­r os valores paralímpic­os: Brasília significa igualdade; Belém, determinaç­ão; Natal, inspiração; São Paulo, transforma­ção, e Joinville, coragem. O valor para o Rio de Janeiro é paixão. Será acesa ainda, no dia 2, mais uma chama, na cidade inglesa de Stoke Mandeville, onde nasceu o movimento paralímpic­o. Ao fim, todas se unirão no Museu do Amanhã, no Rio, para formar o fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura. Durante o evento, ela ficará acesa na Candelária.

Outra inovação é a participaç­ão de internauta­s através do Twitter. Basta usar a hashtag #ChamaParal­ímpica e o valor da cidade associada para que ele passe a integrar o mapa de calor, gerado de acordo com o volume de postagens por região. As tochas de cada cidade serão acesas a partir da energia enviada pelas mensagens. O mapa estará no site rio2016.com.

Com novidades, revezament­o da Tocha Paralímpic­a começa amanhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil