Te­men­do pre­ca­ri­za­ção de li­cen­ci­a­tu­ras, Ufba pro­mo­ve­rá debate so­bre re­for­ma

Correio da Bahia - - Mais -

As mu­dan­ças no ensino mé­dio têm re­fle­xos no ensino su­pe­ri­or, e não ape­nas no que diz res­pei­to à se­le­ção dos alu­nos que che­gam à uni­ver­si­da­de. Se­gun­do o pró-rei­tor de Ensino de Gra­du­a­ção da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral da Bahia (Ufba), Pe­nil­don Sil­va Fi­lho, a re­for­ma afe­ta tam­bém os cur­sos de li­cen­ci­a­tu­ra, que são to­dos ofe­re­ci­dos pe­la ins­ti­tui­ção.

“Os pro­fes­so­res do ensino mé­dio são for­ma­dos na uni­ver­si­da­de”, des­ta­cou. As li­cen­ci­a­tu­ras, di­fe­ren­te­men­te dos ba­cha­re­la­dos, são cur­sos que pre­pa­ram o es­tu­dan­te pa­ra dar au­las, com dis­ci­pli­nas es­pe­cí­fi­cas tam­bém pa­ra de­sen­vol­ver es­sa ha­bi­li­da­de. As­sim, de acor­do com o pró-rei­tor, a Ufba é con­tra o cha­ma­do “re­co­nhe­ci­men­to dos sa­be­res”, uma das no­vi­da­des da Me­di­da Pro­vi­só­ria 746/2016, que pre­vê a re­for­ma do ensino mé­dio.

“So­mos con­tra usar pes­so­as que não são for­ma­das na área, con­tra­tan­do o pro­fis­si­o­nal e fa­zen­do uma cer­ti­fi­ca­ção. É o ca­so de al­guém que é for­ma­do em En­ge­nha­ria e dar au­la em Ma­te­má­ti­ca ou Fí­si­ca. Mas, pa­ra ser um bom pro­fes­sor, tam­bém tem que ter a di­dá­ti­ca, a prá­ti­ca do ensino. E is­so, só os cur­sos de li­cen­ci­a­tu­ra po­dem ga­ran­tir”. Pa­ra o pró-rei­tor, is­so le­va à pre­ca­ri­za­ção do ensino nas sa­las de au­la do ensino mé­dio e, co­mo con­sequên­cia, à pre­ca­ri­za­ção tam­bém dos cur­sos na uni­ver­si­da­de.

Pa­ra de­ba­ter o as­sun­to com a so­ci­e­da­de, a ins­ti­tui­ção pro­mo­ve­rá um debate, nos di­as 19 e 20 de ou­tu­bro, na Fa­cul­da­de de Ar­qui­te­tu­ra. A pro­gra­ma­ção de­ve ser di­vul­ga­da nas pró­xi­mas se­ma­nas. Além da Ufba, a Se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção (SEC) tam­bém já in­for­mou que or­ga­ni­za­rá me­sas téc­ni­cas pa­ra de­ba­ter as mu­dan­ças. Se­rão três, de ou­tu­bro a de­zem­bro. A pri­mei­ra, pre­vis­ta pa­ra 24 de ou­tu­bro, de­ve acon­te­cer na se­de do ór­gão, no CAB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.