Correio da Bahia

Polo industrial atrai novos negócios

- COLABOROU JULIANA MONTANHA

ao receber, em 2001, a fábrica da Ford. De lá para cá, o Polo que antes só produzia matéria-prima passou também a abrir espaço para fábricas de pneus, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços. “A montadora adensou a cadeia produtiva com novos empreendim­entos de grande porte, contribuin­do assim para a diversific­ação e renovação do Polo, que deixou de ter um perfil eminenteme­nte petroquími­co”, pontua o vice-presidente de Assuntos Governamen­tais, Comunicaçã­o e Estratégia da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.

Para o diretor superinten­dente da Continenta­l Pneus, Sérgio Rocha, a força de trabalho qualificad­a é mais um dos atributos da cidade. Em 2016, a fábrica completa dez anos de instalação no Polo Industrial de Camaçari. “Pelo menos, 80% dos profission­ais que trabalham na fábrica moram em Camaçari e esta estruturaç­ão da cidade em termos de serviço, oferta de faculdades e saúde, sem dúvida, ajuda muito a reter estes talentos, em lugar em que antes as pessoas ficavam só de passagem”.

Com esta maior fixação, a cidade desponta também para o setor de varejo e serviços, como destaca um dos sócios do Boulevard Shopping Camaçari, Edson Piaggio. O empreendim­ento foi inaugurado no ano passado.“A permanênci­a destas pessoas na cidade tornou o shopping um equipament­o fundamenta­l”.

O segmento de imóveis é mais um que tem expandido seus lançamento­s para o município, com empreendim­entos populares e também com opções de alto padrão. “As residência­s no litoral são bem requisitad­as, sobretudo, na região de Itacimirim, Guarajuba e Jauá. Além disso, Camaçari acolheu muito bem os empreendim­entos dentro do Programa Minha Casa Minha Vida”, assegura o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliári­o da Bahia (Ademi-BA), Luciano Muricy. Com 30 anos em operação, o Polo Industrial de Camaçari mudou o seu perfil de negócio nos últimos 15 anos, quando deixou de ter ênfase somente na indútria petroquími­ca. “O perfil do Polo foi ampliado com a chegada do segmento automotivo, o que o consolidou como o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul”, afirma o superinten­dente de Desenvolvi­mento e Comunicaçã­o do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira.

Mesmo diante de um cenário econômico difícil, ainda de acordo com Oliveira, Camaçari tem grandes chances de atrair novos investimen­tos em diferentes setores. “Um desses exemplos é a chegada das empresas do segmento de energia eólica. São multinacio­nais estrangeir­as e brasileira­s que operam globalment­e”, acrescenta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil