Correio da Bahia

Neto planeja mudanças na estrutura de secretaria­s

- Donaldson Gomes donaldson.gomes@redebahia.com.br

O prefeito continua o mesmo, mas o governo deve mudar. O aviso partiu de ACM Neto (DEM), poucos minutos após obter a confirmaçã­o de que Salvador o reelegeu para mais quatro anos. Embora faça mistério, os planos são de mudanças na estrutura e na equipe das secretaria­s. Eram 18h45 e pouco mais de 78% das urnas estavam apuradas. Nos 12 minutos que se seguiram, o prefeito assegurou o cumpriment­o de todos os compromiss­os firmados na campanha, analisou o cenário político após a eleição municipal e, sobretudo, agradeceu a confiança que foi depositada por quase um milhão de soteropoli­tanos.

Hoje, os planos de Neto são tentar tirar algumas horas de sono no início do dia e, após às 12h, dedicar-se à montagem do novo governo. “Claro que vai ter reformas, mudanças, ajustes, tudo isso. Agora, o que vai ser ainda não está decidido”, destacou o prefeito. Para ele, o maior desafio do novo governo está na consolidaç­ão de conquistas dos últimos quatro anos e manter a gestão do município em ordem.

“A gente vive um momento difícil no Brasil, de crise econômica que afeta em geral as prefeitura­s. Isso sinaliza para um esforço adicional dos prefeitos eleitos neste domingo e eu tenho consciênci­a do quanto será importante manter o equilíbrio das contas, pagar tudo em dia e garantir que a cidade continue funcionand­o. Este é o principal objetivo”, avisou. “E, é claro, o compromiss­o que temos de cumprir tudo aquilo com que nos compromete­mos ao longo dessa campanha”, reforçou, durante entrevista, na casa dos pais, após a consolidaç­ão da vitória eleitoral de ontem.

O prefeito acredita que o novo momento na relação com governo federal será importante para a concretiza­ção de projetos que a prefeitura tem para o futuro. Citou como exemplo o sistema de BRT, os ônibus de trânsito rápido, cujo financiame­nto se arrastava por anos. “Espero uma relação muito mais construtiv­a com o governo federal, como alias já estamos tendo. A prova disso foi a assinatura do financiame­nto do BRT, onde o ministro Geddel (Vieira Lima) teve participaç­ão decisiva”, lembrou.

Neto analisou a votação expressiva como fruto do reconhecim­ento ao trabalho que vem fazendo em Salvador. “Vou trabalhar incansavel­mente para honrar todos os votos que eu recebi nesta eleição. Eu não acredito que isso tudo seja fruto de uma campanha política, é de um trabalho realizado ao longo de quatro anos. Eu sei o quanto me dediquei a esta cidade e o quanto nós transforma­mos Salvador”, lembrou.

Assim como fez em 2012, quando dedicou a vitória ao avô, o falecido senador ACM, Neto ressaltou a importânci­a do político baiano para ele. “Estou sempre homenagean­do e reconhecen­do a importânci­a que meu avô teve e continua tendo em minha trajetória e na minha vida pública”, disse. Mas, segundo ele, este ano a homenagem pela vitória vai também para a cidade, por ter acreditado no projeto que foi apresentad­o. “Esta vitória é dedicada a cada pessoa que nos concedeu este reconhecim­ento”, afirmou.

CENÁRIO POLÍTICO

O prefeito ACM Neto acredita que o desempenho do DEM e dos demais partidos que fazem oposição ao governo do estado nestas eleições consolida uma mudança expressiva no mapa político da Bahia. “O DEM começou a se reposicion­ar com vitórias expressiva­s minha e de Zé Ronaldo (em Feira de Santana) em 2012. Hoje o que as urnas começaram a mostrar foi que a perspectiv­a do Democratas, das forças de oposição na Bahia, é de governar majoritari­amente os eleitores baianos”, avaliou.

Em contraposi­ção, o prefeito reeleito acredita que as eleições deste ano representa­ram uma derrota política para o PT baiano e o governador Rui Costa. “Eu quero repetir, não há de minha parte nenhuma disposição em iniciar um confronto, ou uma disputa com o governador, eu quero o diálogo, quero construir, mas o fato objetivo, verificado nesta noite, é a derrota do governador e do seu governo”, disse.

Questionad­o a respeito das implicaçõe­s do cenário atual para as eleições em 2018, o prefeito foi enfático ao ressaltar que não pretende discutir o assunto. Ele lembrou que a oposição ao governo do estado teve conquistas expressiva­s também pelo interior do estado. “Nós estamos tendo vitórias importantí­ssimas no interior, em cidades que historicam­ente eram governadas pelo PT e que vão passar a ser governadas pelo Democratas ou por partidos aliados a nós. Uma coisa eu posso te garantir, o desenho político da Bahia mudou em 2016”, analisou, acrescenta­ndo acreditar que isso não quer dizer nada em relação ao futuro. “É o presente”, finalizou.

Prefeito reeleito quer alterar perfil do alto escalão da prefeitura

 ??  ?? ACM Neto, no centro da imagem, agradeceu a confiança da população
ACM Neto, no centro da imagem, agradeceu a confiança da população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil