Correio da Bahia

PROGRAMAÇíO

-

uma forte tradição literária e isso precisa ser alimentado”.

Outra autora baiana que estará na Flica é Scarlet Rose, também estreante em romances. Ela lançou este ano o livro Finlândia, exemplar da literatura fantástica, gênero que ganhou popularida­de nos últimos anos. Fã de autores como Anne Rice e H.P. Lovecraft (1890-1937), Scarlet escolheu o país nórdico para ambientar a história de uma jovem bibliotecá­ria que vive com seu gato, o enigmático e metamorfo Senhor Sombra.

Scarlet compõe a mesa Do Éden à Finlândia, junto com o carioca Eduardo Spohr, criador da série Filhos do Éden. “Fiquei em choque quando recebi o convite para participar com ele, que tem um trabalho muito bom e é consagrado, mas eu sou iniciante”, afirma Scarlet, 37 anos.

Spohr fala sobre o cresciment­o da fantasia no mercado literário no Brasil: “Antes, não havia muito acesso a essa produção no Brasil. A literatura de fantasia tem crescido muito no Brasil. Até a ficção cietífica tem sido bastante publicada aqui. A literatura popular tem encontrado mais espaço”. Dia 13 Histórias da Gente Brasileira, com Mary Del Priore (15h); 100 Anos de Zélia Gattai, com Maria João Amado e Jailma Pedreira (19h).

Dia 14 Do Éden à Finlândia, com Eduardo Spohr e Scarlet Rose (10h). A Voz do Autor, com Miltom Hatoum e João Filho (15h). O Mar, um Mapa, a Audácia, com Ana Maria Machado (19h).

Dia 15 Histórias de Humor Sutil, Micromundo­s Familiares e Fratura Generaliza­da, com Juan Gabriel Vásquez (Colômbia) e Antonio Prata (10h). Exílios Interiores, com Ana Martins Marques e Ângela Vilma (14h). As Águas dos Contrasson­etos e os Olhos da Vândala Insubmissã­o, com Conceição Evaristo e Alex Simões (17h). Entre Cidades Atlânticas, com Kabengele Munanga (Congo) e Goli Guerreiro (20h).

Dia 16 10h - Caruru dos 7 Poetas na Flica, com Bárbara Uila, Camillo César Alvarenga, Deisiane Barbosa, Ebomi Cici, Fábio Haendel, Giselli Oliveira e Herculano Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil