Li­ção de jo­go lim­po

Correio da Bahia - - Front Page - THI­A­GO FREI­RE

Quem não sen­te von­ta­de de vol­tar à in­fân­cia e brin­car mais uma vez, cri­an­do per­so­na­gens e universos fan­tás­ti­cos? É o que fa­zem os ir­mãos Mi­guel, Manuela e Ma­teus, quan­do re­tor­nam ao só­tão da ca­sa dos avós, on­de brin­ca­vam de pi­ra­tas. Após en­con­trar um ma­pa do te­sou­ro, e pas­sar por um nau­frá­gio, um ata­que pi­ra­ta e ou­tras con­fu­sões, os três che­gam a seu des­ti­no: uma ilha de de­je­tos. A si­tu­a­ção se pas­sa em uma pe­ça te­a­tral, ser­vin­do de mo­te pa­ra edu­car cri­an­ças so­bre o ci­clo do li­xo.

O es­pe­tá­cu­lo Li­xo à Vis­ta! Uma Aven­tu­ra Pi­ra­ta abor­da ques­tões co­mo o des­ti­no do li­xo, a di­fe­ren­ça en­tre ater­ro sa­ni­tá­rio e li­xão e os qua­tro ‘R’ dos re­sí­du­os (re­du­zir, reu­ti­li­zar, re­ci­clar e re­e­du­car). A pe­ça ain­da en­si­na na prá­ti­ca co­mo fa­zer co­le­ta se­le­ti­va e até co­mo fun­ci­o­na uma usi­na de bi­o­mas­sa. Em­bo­ra se­jam te­mas com­ple­xos, os ato­res fa­zem tu­do fi­car di­ver­ti­do. As cerca de 70 cri­an­ças que as­sis­ti­ram à es­treia, on­tem, no Es­pa­ço Cul­tu­ral da Bar­ro­qui­nha, apro­va­ram. Elas ba­te­ram pal­mas, dan­ça­ram e até aju­da­ram os pi­ra­tas, que são ba­se­a­dos na obra Pi­ra­tas do Ca­ri­be.

“Achei le­gal por­que foi bem en­gra­ça­da. Apren­di que não po­de dei­xar li­xo à toa, e que tem que se­pa­rar um li­xo do ou­tro”, co­men­tou Cau­an de Je­sus, 7 anos. Quem tam­bém apro­vou foi Rai­nan Mi­guel, 13. “Foi mui­to cri­a­ti­va. Aju­da a pre­ser­var o meio am­bi­en­te, a não jo­gar li­xo em qual­quer lu­gar, de qual­quer jei­to”. Os dois fa­zem par­te da ONG Fa­tum­bi, do Al­to das Pom­bas. Ou­tra ONG que le­vou cri­an­ças pa­ra a es­treia foi a Bahia Stre­et, que tra­ba­lha ape­nas com me­ni­nas.

A es­tra­té­gia da Ar­ma­zém Cul­tu­ra e En­tre­te­ni­men­to, res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção do es­pe­tá­cu­lo, foi fa­lar pou­co de li­xo. A his­tó­ria dos pi­ra­tas en­vol­ve as cri­an­ças, faz elas par­ti­ci­pa­rem da pe­ça, abrin­do es­pa­ço pa­ra o con­teú­do. “Fa­lar des­ses te­mas pa­ra as cri­an­ças aca­ba se tor­nan­do um pou­co ma­çan­te. Eles têm au­la so­bre is­so, fi­ca re­pe­ti­ti­vo. En­tão cri­a­mos to­da uma his­tó­ria por trás, dos três ir­mãos que re­ce­bem de he­ran­ça a ca­sa dos avós”, ex­pli­ca a atriz Patrícia Garcia. “Des­sa ma­nei­ra, eles já en­tram na at­mos­fe­ra do es­pe­tá­cu­lo, co­nhe­cem os per­so­na­gens e con­se­guem ab­sor­ver me­lhor es­se co­nhe­ci­men­to”, com­ple­ta o di­re­tor Leonardo Ro­at, que tam­bém atua na pe­ça.

O es­pe­tá­cu­lo é pa­tro­ci­na­do por três em­pre­sas do gru­po Sol­vi - a Re­vi­ta, a Bat­tre e a Ter­mo­ver­de -, além da Lim­purb, atra­vés de edi­tal da Lei Rou­a­net. Nas­ci­da no Rio Gran­de do Sul, já vi­si­tou mais de 60 ci­da­des e foi vis­ta por 17 mil pes­so­as. “A gen­te traz es­se es­pe­tá­cu­lo pa­ra, de for­ma lú­di­ca, abor­dar to­da a tra­ta­ti­va atu­al do li­xo. É um tra­ba­lho de edu­ca­ção am­bi­en­tal, que a gen­te acre­di­ta que na cri­an­ça sur­te um gran­de efei­to”, afir­ma Fábio An­dra­de, ge­ren­te ope­ra­ci­o­nal da Re­vi­ta. Se­gun­do ele, a tem­po­ra­da em Salvador espera um pú­bli­co to­tal de mil pes­so­as.

Se­gun­do Patrícia, a ini­ci­a­ti­va cos­tu­ma pro­vo­car efei­to ime­di­a­to. “Te­ve uma apre­sen­ta­ção que a gen­te ex­pli­cou a co­le­ta se­le­ti­va, e no fi­nal veio uma cri­an­ça com um pa­co­te de sal­ga­di­nho e per­gun­tou ‘pi­ra­ta, e es­se aqui vai aon­de?’”, lem­brou, aos ri­sos.

O gru­po ain­da se apre­sen­ta ho­je, ama­nhã e sá­ba­do, sem­pre às 9h30 e às 15h. A úl­ti­ma ses­são é no do­min­go, às 16h. As ses­sões de sá­ba­do e do­min­go são aber­tas ao pú­bli­co.

Além de Patrícia e Leonardo, tam­bém fa­zem par­te do elen­co Ti­a­go Te­les e Ri­car­do Paim.

Cri­an­ça­da animada em es­pe­tá­cu­lo que fa­la so­bre for­ma cor­re­ta de des­car­te de li­xo

Pe­ça Li­xo à Vis­ta! Uma Aven­tu­ra Pi­ra­ta, no Es­pa­ço Cul­tu­ral da Bar­ro­qui­nha, en­si­na às cri­an­ças so­bre ci­clo do li­xo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.