Com Fi­es res­tri­to em 2015, cai o nú­me­ro de alu­nos nas fa­cul­da­des

Correio da Bahia - - Brasil -

EN­SI­NO SU­PE­RI­OR Pe­la pri­mei­ra vez des­de 2009, o nú­me­ro de in­gres­san­tes no en­si­no su­pe­ri­or caiu no Bra­sil. Em 2015, en­tra­ram nos cur­sos pre­sen­ci­ais de gra­du­a­ção 2,2 mi­lhões de alu­nos – 6,6% a me­nos do que em 2014.

Com a que­da, 42,1% das 6,1 mi­lhões de va­gas pa­ra aque­le ano fo­ram pre­en­chi­das. Os da­dos são do Cen­so da Edu­ca­ção Su­pe­ri­or 2015, di­vul­ga­dos, on­tem, pelo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC). A re­du­ção de in­gres­san­tes acon­te­ceu ao mes­mo tem­po que o go­ver­no fe­de­ral res­trin­giu o aces­so ao Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til (Fi­es). A re­de pri­va­da, que con­cen­tra a mai­o­ria das ma­trí­cu­las, foi tam­bém pro­por­ci­o­nal­men­te a que mais per­deu no­vos alu­nos, pas­san­do de 1,9 mi­lhão pa­ra 1,7 mi­lhão, re­du­ção de 8,4% em re­la­ção a 2014. Já a re­de pú­bli­ca per­ma­ne­ceu es­tá­vel, com 500 mil alu­nos. Pa­ra Ro­dri­go Ca­pe­la­to, di­re­tor exe­cu­ti­vo do Sin­di­ca­to das Man­te­ne­do­ras de En­si­no Su­pe­ri­or (Se­mesp), as mu­dan­ças no Fi­es são o prin­ci­pal mo­ti­vo pa­ra a re­du­ção de in­gres­san­tes. “Ainda não es­tá­va­mos com a cri­se fi­nan­cei­ra tão gra­ve e os alu­nos acre­di­ta­vam que o pro­gra­ma iria con­tem­plá-los”, dis­se. Os da­dos do cen­so mos­tram ainda que, do to­tal de alu­nos ma­tri­cu­la­dos no en­si­no su­pe­ri­or, 44,4% ti­nham al­gum ti­po de bol­sa. No ano an­te­ri­or, os be­ne­fi­ci­a­dos eram 46,1%. Além do Fi­es, tam­bém hou­ve que­da no nú­me­ro de bolsas con­ce­di­das pe­las ins­ti­tui­ções pri­va­das, de 35,7%, em 2014, pa­ra 32,7%.

On­tem, o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais (Inep) re­co­nhe­ceu um “equí­vo­co” na divulgação das mé­di­as das es­co­las do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) 2015. O ór­gão, vin­cu­la­do ao Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção e res­pon­sá­vel pe­la pro­va, dei­xou de fo­ra boa parte das es­co­las fe­de­rais do país. Com is­so, a mai­o­ria das po­si­ções no ran­king de­ve mu­dar. A ex­pec­ta­ti­va do Inep é de que os da­dos se­jam re­vi­sa­dos e li­be­ra­dos no­va­men­te até o fim des­te mês.

Di­ver­sos bair­ros de Cu­ri­ti­ba, ca­pi­tal do Pa­ra­ná, ama­nhe­ce­ram co­ber­tos de ge­lo após a for­te chu­va de gra­ni­zo que atin­giu a ci­da­de du­ran­te a ma­nhã de on­tem. De acor­do com a Pre­fei­tu­ra de Cu­ri­ti­ba, os mai­o­res trans­tor­nos fo­ram cau­sa­dos a partir das 12h50.

CHU­VA DE GRA­NI­ZO EM CU­RI­TI­BA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.